Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11034
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IngridValadaresBarbosadaSilva.pdf419,15 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Ingrid Valadares Barbosa da-
dc.identifier.citationSILVA, Ingrid Valadares Barbosa da. A mediação do professor como estratégia de compreensão leitora de textos literários. 2014. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou analisar como se dava a compreensão de textos literários, por parte de uma turma do 1º ano do ensino fundamental, considerando a mediação do professor em sala de aula. Esse eixo de ensino de língua é relevante visto que, como aponta Solé (1998) à aprendizagem da leitura e de estratégias adequadas para compreender os textos requer uma intervenção explicitamente dirigida a essa aquisição. O interesse foi priorizar questões, tais como: o espaço dado à leitura e a compreensão leitora nessa etapa da escolarização básica, a articulação desse eixo com o de apropriação do sistema de escrita alfabética, bem como com o de produção de textos. Como instrumento metodológico, recorri à entrevista semiestruturada, a qual, apesar de ter um roteiro prévio, conta com adequações que podem ocorrer durante a realização da mesma. Como dado geral da pesquisa, pude observar que a prática da leitura, está bem presente em sala de aula e fora dela, e as professoras tinham um papel fundamental neste processo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.subject.keywordMediação pedagógicaen
dc.subject.keywordTextos literáriosen
dc.subject.keywordLeituraen
dc.subject.keywordCrianças - livros e leituraen
dc.titleA mediação do professor como estratégia de compreensão leitora de textos literáriosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-08-28T19:58:06Z-
dc.date.available2015-08-28T19:58:06Z-
dc.date.issued2015-08-28T19:58:06Z-
dc.date.submitted2014-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11034-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons