Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12885
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuisEduardoVieiraNevesdeOliveira.pdf140,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bem estar? O que um programa televisivo tem a dizer sobre a alimentação
Autor(es): Oliveira, Luís Eduardo Vieira Neves de
Orientador(es): Monteiro, Renata Alves
Assunto: Alimentação
Televisão - programas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Abr-2016
Referência: OLIVEIRA, Luís Eduardo Vieira Neves de. Bem estar? O que um programa televisivo tem a dizer sobre a alimentação. 2015. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O tema nutrição e saúde parece ter grande destaque nas diferentes mídias. Não é difícil encontrar em bancas de revistas e livrarias, periódicos especializados na temática. A alimentação saudável relacionada principalmente à prevenção e ao tratamento de doenças vem sendo bastante estudada. Porém o tema é polêmico até mesmo entre pesquisadores que compõem a comunidade científica especializada no assunto. Em paralelo, a sociedade civil se mostra interessada em conhecer sobre tema. No Brasil, um estudo identificou revistas, médicos e programas de TV, respectivamente, como as principais fontes de informação sobre nutrição e saúde por universitários. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo das mensagens disseminadas no programa Bem Estar, da Rede Globo de Televisão, com a temática alimentação e nutrição discutindo a respeito dos sentidos gerados pelas mensagens produzidas no programa, tendo como referência para a discussão o Guia Alimentar para a População Brasileira. O estudo é de natureza qualiquantitativa, de abordagem exploratória, baseado na Análise de Conteúdo de Bardin e nos estudos culturais de referencial foucaultiano. Os resultados mostram o programa como reprodutor do discurso biomédico sobre a alimentação e nutrição, valorizando os aspectos nutricionais, funcionais, fisiológicos e metabólicos que envolvem o tema em questão. Também é possível observar a relação de poder entre médicos e nutricionistas, onde o médico possui uma maior credibilidade dentro do programa até mesmo sobre temas que envolvem a alimentação e nutrição.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2015.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons