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dc.contributor.advisorSilva, Geane de Jesus-
dc.contributor.authorSantos, Kelma Cristiane Silva-
dc.identifier.citationSANTOS, Kelma Cristiane Silva. A adequação curricular como possibilidade à inclusão escolar na Escola Municipal João Pereira Pinto no município de Carinhanha-Bahia. 2015. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi analisar as possibilidades de adequação curricular que a escola está preparada para fazer de modo a favorecer a inclusão escolar das crianças com necessidades educacionais especiais−NEE em uma escola da zona rural do Município de Carinhanha-Bahia. A pesquisa teve como base metodológica a abordagem qualitativa, investigando a realidade dessa escola a partir de entrevista semi estruturada com doze professores que trabalham com esses alunos tanto na sala de aula como na sala de recursos multifuncionais. Como resultado observou-se que os professores, a coordenadora e a diretora percebem o processo de inclusão de modo positivo, porém dificuldades encontradas pelos mesmos como: a grande necessidade de cursos de qualificação para atuarem com as necessidades educacionais especiais dos alunos, como também a preparação de toda a escola, impossibilita o alcance dessa meta. Por fim, esse trabalho demonstra a necessidade de investimento em formação docente, em supervisão do trabalho pedagógico para atender à diversidade na escola e utilização de recursos e tecnologias para a inclusão não apenas do aluno com NEE, mas de todos os alunos e atualização do Projeto Político Pedagógico-PPP e sua efetiva prática em articulação com a realidade escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleA adequação curricular como possibilidade à inclusão escolar na Escola Municipal João Pereira Pinto no município de Carinhanha-Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-18T17:22:32Z-
dc.date.available2017-01-18T17:22:32Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15797-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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