Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16590
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CamilaCristinaSaraivaCastello_tcc.pdf2,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A doulagem como um “divisor de águas” : uma etnografia do Curso de Formação de Doulas e Educadoras Perinatais da Matriusca
Autor(es): Castello, Camila Cristina Saraiva
Orientador(es): Gama, Fabiene de Moraes Vasconcelos
Coorientador(es): Carneiro, Rosamaria Giatti
Assunto: Doulas
Parto (Obstetrícia)
Mulheres
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 10-Abr-2017
Referência: CASTELLO, Camila Cristina Saraiva. A doulagem como um “divisor de águas”: uma etnografia do Curso de Formação de Doulas e Educadoras Perinatais da Matriusca. 2016. 98 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta etnografia buscou compreender como se dá o processo de formação de Doulas e Educadoras Perinatais da empresa Matriusca, por meio da observação participante, da realização de entrevistas, do registro de fotografias e do diálogo com a Antropologia Visual. Da mesma forma, o presente trabalho refletiu acerca da figura da doula e do universo da doulagem no Brasil, ambos surgidos recentemente no cenário de assistência ao parto. A pesquisa também teve como proposta analisar os impactos do curso na vida das cursistas, revelando alguns efeitos que extrapolavam a formação, como era esperado por elas. Por ser um papel que é realizado exclusivamente por mulheres na assistência às mulheres grávidas, a doulagem revela aspectos importantes para pensar questões de cunho social que estão diretamente relacionadas à sociabilidade entre mulheres.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons