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Título: Caracterização experimental de absorvedores de energia híbridos - aço e fibra de carbono
Autor(es): Santos, Tulyane Migotto dos
Orientador(es): Silva, Rita de Cássia
Coorientador(es): Oliveira, Alessandro Borges de Sousa
Assunto: Automóveis - dispositivos protetores
Absorvedor de energia
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 5-Out-2018
Referência: SANTOS, Tulyane Migotto dos. Caracterização experimental de absorvedores de energia híbridos - aço e fibra de carbono. 2018. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Vários trabalhos da literatura científica investigam o comportamento de tubos de seção circular ou quadrada sob a condição de absorvedores de energia cinética. De fato, esses absorvedores são considerados itens de Segurança Passiva, ou seja, equipamentos que minimizam os danos e protegem os ocupantes dos veículos, em caso de acidente. Na ocorrência de choques frontais, o comportamento dos absorvedores ocorre em duas fases elástica e plástica. A segunda fase do processo de esmagamento, sob hipótese de carregamento axial, é que garante que a energia cinética do impacto se dissipe através da deformação. Uma das maneiras de aumentar a eficiência de absorção da energia do impacto é utilizar tubos híbridos, em que o tubo de aço de seção vazada com paredes finas seja revestido de material compósito. Nesse sentido, o presente trabalho tem o intuito de analisar novas orientações do laminado de fibra de carbono unidirecional (0º, ±90º, 0º e ±90º, 0º, ±90º) instalados em tubos vazados quadrados de paredes finas; esses laminados referem-se aos layouts 1L1T1L e 1T1L1T que, segundo a nomenclatura apresentada, correspondem às direções transversal (T) e longitudinal (L) da fibra de acordo com a carga aplicada ao tubo. Com a realização do trabalho, obteve cerca de 23% de aumento na absorção de energia e 20% na força de pico ao utilizar fibra de carbono associada ao aço; tais resultados validam a utilização de material compósito em absorvedores de energia e uma possível redução de área do crash box, sem afetar a capacidade de absorver energia da estrutura.
Abstract: Several papers in the scientific literature investigate the behavior of circular or square section tubes under the condition of kinetic energy absorbers. In fact, these absorbers are considered passive safety items, which are equipment that minimizes damage and protects occupants of vehicles in case of an accident. In the case of frontal impact, the behavior of the absorbers occurs in two phases elastic and plastic. The second phase of the crushing process, under the hypothesis of axial loading, is that it ensures that the kinetic energy of the impact dissipates through the deformation. One of the ways to increase the impact energy absorption efficiency is to use hybrid tubes, where the thin walled sectioned steel pipe is coated with composite material. In this sense, the present work intends to analyze new orientations of the unidirectional carbon fiber laminate (0º, ± 90º, 0º and ± 90º, 0º, ± 90º) installed in squared thin-walled tubes; these laminates refer to the schemes 1L1T1L and 1T1L1T which, according to the nomenclature presented, correspond to the transverse (T) and longitudinal (L) directions of the fiber according to the load applied to the tube. With the accomplishment of the work, we obtained a 23% increase in energy absorption and 20% in the peak of force when using carbon fiber associated to steel; these results validate the use of composite material in energy absorbers and a possible area reduction of the impact box, without affecting the ability to absorb energy from the structure.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
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