Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28400
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HenriqueCarneiroPita_tcc.pdf8,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de sistema de comunicação multiplataforma para veículos aéreos de asa fixa
Autor(es): Pita, Henrique Carneiro
Orientador(es): Ferreira, Henrique Cezar
Assunto: Veículo aéreo não tripulado
Robótica
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 28-Ago-2021
Referência: PITA, Henrique Carneiro. Desenvolvimento de sistema de comunicação multiplataforma para veículos aéreos de asa fixa. 2018. viii, 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste trabalho foi incorporado um computador embarcado a um sistema de veículos autônomos não tripulados (VANTs) e implementado um sistema para a comunicação entre três VANTs e uma estação terra. Iniciamos as atividades trabalhando com o computador embarcado, instalamos um sistema operacional baseado em linux específico para este dispositivo e testamos algumas funções básicas que poderiam ser utilizadas posteriormente. Prosseguimos com um estudo sobre o funcionamento do modem, que seria utilizado para realizar a comunicação entre os sistemas, e projetamos um hardware para realizar a conexão entre o computador embarcado e o modem. Após a montagem de um protótipo do hardware prosseguimos com a implementação de um software para a comunicação dos dispositivos utilizando o protocolo MAVLink. Por último o trabalho é finalizado com a realização de um teste para medir o atraso da comunicação entre os modens.
Abstract: In this work an embedded system was incorporated into an unmanned autonomous vehicle (UAV) and a system was implemented for the communication between three UAVs and a ground station. We started the activities working with the embedded computer, installed a linux-based operating system specific to this device and tested some basic functions that could be used later. We proceeded with a study on the operation of the modem, which would be used to perform the communication between the systems, and we designed a hardware to make the connection between the embedded computer and the modem. After assembly of a hardware prototype, we proceed with the implementation of a software to communicate the devices using the MAVLink protocol. Finally the work is finished with the accomplishment of a test to measure the delay of the communication between the modens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.