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dc.contributor.advisorRufinoni, Priscila Rossinetti-
dc.contributor.authorFalcão, João Marcos Coimbra-
dc.identifier.citationFALCÃO, João Marcos Coimbra. A idealização da estética greco-romana sob a concepção de Winckelmann e seus desdobramentos durante a história. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se situa em meio aos campos da filosofia da arte e da história da arte, especificamente buscando analisar o processo de idealização da estética greco-romana e seus desdobramentos durante a história. Sob essa perspectiva, o trabalho se divide em duas partes, sendo a primeira delas voltada propriamente aos movimentos iniciais que idealizaram a estética greco-romana, indo desde os trabalhos e observações iniciais de Winckelmann, que contribuiu diretamente para o surgimento do neoclassicismo, até os entendimentos posteriores de Goethe acerca da questão do colorismo e a difusão do culto ao monocromático da arte da antiguidade na Europa, temas centrais na linha argumentativa do trabalho. A segunda parte busca então evidenciar as questões problemáticas que essa idealização causa na modernidade, através de estudos modernos que relacionam esta idealização com uma errônea percepção da antiguidade além de sua relação direta com o surgimento de movimentos racistas na contemporaneidade. Dedicando tempo também a analisando exposições que buscam reconstruir a estética da época tal qual ela realmente era.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstéticapt_BR
dc.subject.keywordHistória da artept_BR
dc.subject.keywordFilosofiapt_BR
dc.titleA idealização da estética greco-romana sob a concepção de Winckelmann e seus desdobramentos durante a históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-27T15:17:24Z-
dc.date.available2022-12-27T15:17:24Z-
dc.date.submitted2022-05-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32988-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work is situated amidthe fields of philosophy of art and the history of art, specifically seeking to analyze the process of idealization of Greco-Romanaesthetics and its unfolding throughout history. From this perspective, the work is divided in two parts, the first of which is a specifically focused on the initial movements that idealized the Greco-Romanaesthetic, ranging from the works and initial observations of Winckelann, who contributed directly to the emergence of neoclassicism, to the Goethe’s later understandings about the issue of colorism and the spread of the cult of the monochromatic of the art of antiquity in Europe, central themes in the argumentative line of this work. The second part then seeks to highlight the problematic issues that this idealization causes in modernity, through modern studies that relates this idealization to an erroneous perception of antiquity in addition to its direct relationship with the emergence of racist movements in contemporary times. Dedicatingtime also to analyzing exhibition that seek to reconstruct the aesthetics of the time as it really was.pt_BR
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



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