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2022_CatharinaSolPitanguyDoPrado_tcc.pdf397,28 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorBezerra, Lídia Mara Aguiar-
dc.contributor.authorPrado, Catharina Sol Pitanguy do-
dc.identifier.citationPRADO, Catharina Sol Pitanguy do. O yoga como prática corporal dentro da educação física escolar e seus impactos na saúde mental de adolescentes, com foco em ansiedade e depressão: uma revisão bibliográfica narrativa. 2022. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho teve o objetivo de revisar de forma narrativa a prática do yoga dentro da educação física escolar, verificando seus efeitos para a saúde mental de adolescentes escolares com foco na ansiedade e depressão. A saúde mental, como direito humano básico é integrante da saúde e do bem-estar geral de todos e depende da combinação entre fatores individuais, sociais e estruturais, como a fase da vida em que nos encontramos. Um em cada seis pessoas do mundo está na fase considerada como adolescência, entre 10 e 19 anos de idade, e essa parcela da população sofre consideravelmente (pouco mais de 14%) com problemas de saúde mental. O que sugere a necessidade por técnicas eficazes que os permitam lidar com o estresse nessa fase caracterizada por diversas mudanças e transformações. A educação física escolar como promotora de saúde, tem também a função de proporcionar aos alunos o acesso a um complexo de experiências que permitam a independência e o empoderamento. Ações de prevenção e intervenção em saúde mental no ambiente escolar, em práticas como o yoga apresentam potencial de eficácia para proporcionar os estudantes com o desenvolvimento de autor regulação e consciência mente-corpo, e competências de aprendizagem socioemocional, que podem resultar em comportamentos melhorados, saúde e estado mental. Para a realização dessa revisão bibliográfica narrativa, foi feito levantamento bibliográfico nas bases de dados do PubMed e Scielo, por publicações no período de 2011à 2021, resultando em 11 artigos utilizados. Intervenções de yoga na escola resultam sim em efeitos positivos na saúde mental, inclusive em marcadores e percepção de ansiedade e depressão entre adolescentes. Os resultados preliminares dos estudos em intervenções do tipo evidenciam o potencial da prática, que parece atenderas necessidades específicas e diversas dos estudantes. É plausível que prática de yoga traga benefícios adicionais à saúde mental dos adolescentes dentro da disciplina de educação física, agregando mais valor à disciplina, e permitindo o trabalho do aluno como um todo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes - saúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.titleO yoga como prática corporal dentro da educação física escolar e seus impactos na saúde mental de adolescentes, com foco em ansiedade e depressão : uma revisão bibliográfica narrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T12:25:40Z-
dc.date.available2023-02-15T12:25:40Z-
dc.date.submitted2022-09-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33534-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aimed to review in a narratively the practice of yoga within school physical education,verifying its effects on the mental health of school adolescents with a focus on anxiety and depression. Mental health, as a basic human right, is integral to the general health and well-being of all and depends on the combination of individual, social and structural factors, such as the stage of life we are in. One in six people in the world is in the phase considered to be adolescence, between 10 and 19 years of age,and this portion of the population suffers considerably (just over 14%) with mental health problems.This suggests the need for effective techniques that allow them to deal with stress in this phase characterized by several changes and transformations. School physical education as a health promoter also has the function of providing students with access to a complex of experiences that allow independence and empowerment. Mental health prevention and intervention actions in the school environment, in practices such as yoga have the potential to be effective in providing students with the development of self-regulation and mind-body awareness, and socio-emotional learning skills, which can result in improved behaviors, health and mental state.To carry out this narrative literature review, a bibliographic survey was carried out in the PubMed and Scielo databases, along publications from 2011 to 2021, resulting in 11 articles used.Yoga interventions at school do have positive effects on mental health, including markers and perceptions of anxiety and depression among adolescents. The preliminary results of studies on interventions of this type show the potential of the practice, which seems to meet the specific and diverse needs of students. It is plausible that yoga practice brings additional benefits to the mental health of adolescents within the physical education discipline, adding more value to the discipline it self, and allowing the work of the student a whole.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



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