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dc.contributor.advisorSilva Filho, Olavo Leopoldino da-
dc.contributor.authorFrança, Lucelia Andrade-
dc.identifier.citationFRANÇA, Lucelia Andrade. Ondas mecânicas: ensino pelo método investigativo. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente nas escolas brasileiras, a metodologia de ensino por transmissão/recepção é muito utilizada como único recurso por muitos professores; nela, o professor tem papel de destaque, sendo detentor de todos os saberes. Nesse ambiente educativo, o aluno não consegue exercer o seu protagonismo, participar ativamente do seu processo de aprendizagem, não encontrando significado para aquela aula. Nesse contexto, objetivou-se com essa pesquisa, elaborar e aplicar uma sequência didática sobre ondas mecânicas, assim como, analisar seus resultados, utilizando atividades investigativas fundamentadas pela teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (TAS), para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Com os as atividades propostas, os alunos tiveram oportunidade de participar mais ativamente das aulas, expondo suas hipóteses, trabalhando colaborativamente com os colegas, expondo suas ideias, interagindo com o professor e tendo seus conhecimentos prévios considerados, pois na TAS são de extrema importância, à medida que servem como ponte cognitiva para a ancoragem de novos conceitos. Para os estudantes as atividades da sequência didática se constituíram como uma metodologia atrativa, quando evidenciamos alunos mais envolvidos e motivados no ambiente escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordOndas - propagaçãopt_BR
dc.titleOndas mecânicas : ensino pelo método investigativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T10:59:52Z-
dc.date.available2023-03-13T10:59:52Z-
dc.date.submitted2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34118-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Currently in Brazilian schools, the transmission/reception teaching methodology is widely used as the only resource by many teachers; in it, the teacher has a prominent role, being the holder of all knowledge. In this educational environment, students are unable to exercise their protagonism, actively participate in their learning process, not finding meaning for that class. In this context, the objective of this research was to develop and apply a didactic sequence on mechanical waves, as well as analyze its results, using investigative activities based on Ausubel Theory of Meaningful Learning (TAS), for 9th grade elementary school students. With the proposed activities, students had the opportunity to participate more actively in the classes, exposing their hypotheses, working collaboratively with colleagues, exposing their ideas, interacting with the teacher and having their prior knowledge considered, as in TAS they are extremely important, as they serve as a cognitive bridge to anchor new concepts. For students, the activities of the didactic sequence constituted an attractive methodology, when we showed students more involved and motivated in the school environment.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



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