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dc.contributor.advisorKoike, Carla Maria Chagas e Cavalcante-
dc.contributor.authorDal Moro, Rafael Mascarenhas-
dc.identifier.citationDAL MORO. Rafael M. Método de planejamento de objetos de aprendizagem em robótica educacional para educação básica. 2023. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propôs um método de planejamento de Objetos de Aprendizagem com elementos de Robótica Educacional para professores da Educação Básica. O estudo de- senvolveu, como proposta de promoção da aprendizagem significativa, um artefato em fase de protótipo e outro em fase de conceito, além de ter documentado e testado qualitativa- mente o processo de planejamento proposto. Por meio de um estudo de caso qualitativo, foi observado o potencial engajador e interdisciplinar inerente a abordagens práticas de ensino, que incorporam a construção, utilização e melhoria de projetos de robótica nas dinâmicas de aprendizagem. Os resultados obtidos também denotaram potencial grau de aceitabilidade e viabilidade por parte do método desenvolvido.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - capacitaçãopt_BR
dc.subject.keywordRobóticapt_BR
dc.subject.keywordObjetos de aprendizagempt_BR
dc.titleMétodo de planejamento de objetos de aprendizagem em robótica educacional para educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T14:20:26Z-
dc.date.available2023-10-04T14:20:26Z-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36269-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoViana, Dianne Magalhães-
dc.description.abstract1This work proposed a method of planning Learning Objects with elements of Educational Robotics for Basic Education teachers. As a proposal to promote meaningful learning, the study developed an artifact in the prototype phase and another in the concept phase, in ad- dition to documenting and qualitatively testing the proposed planning process. Through a qualitative case study, the engaging and interdisciplinary potential inherent in practical teaching approaches was observed, incorporating the construction, use, and improvement of robotics projects in the learning dynamics. The results also denoted a potential degree of acceptability and viability on the part of the developed method.pt_BR
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