Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38403
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EstefaneLeocadioPurificacaoSantos_tcc.pdf677,53 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlfinito, Solange-
dc.contributor.authorSantos, Estéfane Leocádio da Purificação-
dc.identifier.citationSANTOS, Estéfane Leocádio da Purificação. Consumidor vegano no Distrito Federal: um estudo de comportamento de consumo e motivações. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista que nos últimos anos o mercado vegano está em crescimento e para atender as novas demandas é necessário informações sobre tendência e motivações de consumo, estudase sobre motivações e fatores de consumo vegano no Distrito Federal, a fim de descrever o comportamento dos consumidores veganos na região. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir de alguma forma para futuras pesquisas e que também seja relevante para as organizações que desejam ofertar produtos e serviços voltado ao consumo vegano. Para tanto, é necessário descrever o comportamento e o perfil dos consumidores veganos no Distrito federal, encontrar elementos que podem tornar a aquisição de produtos veganos mais difícil ou mais fácil, identificar os hábitos, motivações e preferências de compra dos consumidores, definir os fatores/motivos queinfluenciam a escolha dos consumidores analisados. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva com amostragem não-probabilística por conveniência, onde foram entrevistados 15 veganos de diversas regiões administrativas do DF, utilizando o roteiro de entrevistas semiestruturadas que visou compreender valores, comportamentos e experiências desse público. O estudo objetivou descrever o comportamento e perfil dos consumidores veganos no Distrito Federal, alcançando esse propósito ao analisar diversas subcategorias. As motivações para adotar o veganismo foram identificadas, revelando que essas influenciam diretamente nas escolhas de compra e nos hábitos de consumo dos entrevistados. No contexto do consumo em empresas veganas e não veganas, constatou-se uma preferência por estabelecimentos totalmente veganos, embora fatores adicionais impactem a decisão de compra. O comportamento dos consumidores diante da ausência de opções veganas fora de casa também foi descrito. Além disso, foram destacados facilitadores e desafios relacionados ao consumo vegano, bem como sugestões para melhor atender a esse público, proporcionando informações significativas para empresas e estabelecimentos na região do Distrito Federal. Constata-se então, que o objetivo foi atendido, visto que atravésda análise de conteúdo foi possível descrever o comportamento e o perfil de consumidores vegano no Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordVeganismopt_BR
dc.subject.keywordProdutos veganospt_BR
dc.titleConsumidor vegano no Distrito Federal : um estudo de comportamento de consumo e motivaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-30T12:07:15Z-
dc.date.available2024-04-30T12:07:15Z-
dc.date.submitted2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38403-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Considering that in recent years the vegan market has been growing and to meet new demands it is necessary to have information on consumption trends and motivations, we study the motivations and factors of vegan consumption in the Federal District, in order to describe the behavior of consumers. vegan consumers in the region. It is hoped that this work can contribute in some way to future research and that it is also relevant for organizations that wish to offer products and services aimed at vegan consumption. To this end, it is necessary to describe the behavior and profile of vegan consumers in the Federal District, find elements that can make the acquisition of vegan products more difficult or easier, identify consumers' purchasing habits, motivations and preferences, define the factors/ reasons that influence the choice of the analyzed consumers. An exploratory and descriptive qualitative research was then carried out with non-probabilistic convenience sampling, where 15 vegans from different administrative regions of the Federal District were interviewed, using a semi-structured interview script that aimed to understand the values, behaviors and experiences of this public. The study aimed to describe the behavior and profile of vegan consumers in the Federal District, achieving this purpose by analyzing several subcategories. The motivations for adopting veganism were identified, revealing that they directly influence the purchasing choices and consumption habits of the interviewees. In the context of consumption in vegan and non-vegan companies, there was a preference for completely vegan establishments, although additional factors impact the purchasing decision. Consumer behavior in the absence of vegan options outside the home was also described. Furthermore, facilitators and challenges related to vegan consumption were highlighted, as well as suggestions to better serve this audience, providing significant information for companies and establishments in the Federal District region. It appears then that the objective was met, since through content analysis it was possible to describe the behavior and profile of vegan consumers in the Federal District.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.