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dc.contributor.advisorSilveira Júnior, Aldery-
dc.contributor.authorPereira, Felipe Frutuoso-
dc.identifier.citationPEREIRA, Felipe Frutuoso. Análise das barreiras relacionadas à baixa oferta de navios para o transporte de carga por cabotagem no Brasil. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA reestruturação da matriz logística brasileira e sua eficiência no transporte de cargas estão intrinsecamente ligadas à modalidade de cabotagem. Este meio de transporte não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, fortalecendo as indústrias locais, mas também contribui para a redução de impactos ambientais negativos, como poluição e congestionamentos. No entanto, apesar de suas evidentes vantagens, o transporte rodoviário ainda prevalece no Brasil. O estudo realizado teve por objeto o levantamento e análise das barreiras relacionadas com a baixa oferta de navios para a cabotagem brasileira. A metodologia utilizada foi eminentemente bibliográfica, a partir de pesquisas em livros, periódicos, anais de congressos, teses, dissertações, trabalhos de final de curso de graduação e sítios da internet de órgãos governamentais e de empresas e associações ligadas a área de navegação de cabotagem. Foram identificados três grupos de barreira: 1) Barreiras de Custos Operacionais: Incluindo o alto preço do bunker, o elevado custo do frete, os custos elevados de mão de obra na cabotagem e na indústria naval, os altos custos dos produtos siderúrgicos e navipeças. 2) Barreiras de Aspectos Legais e Regulatórios: Incluindo a cobrança do ICMS e a fragilidade da legislação brasileira. 3) Barreiras de Entrada de Novos Agentes: Abrangendo questões de financiamento de embarcações e os preços exorbitantes na importação de navios. Espera-se que o estudo realizado possa fornecer subsídios ao poder público e aos armadores de cabotagem para o desenvolvimento e ampliação do modal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subject.keywordIndústria navalpt_BR
dc.subject.keywordTransporte de cargapt_BR
dc.titleAnálise das barreiras relacionadas à baixa oferta de navios para o transporte de carga por cabotagem no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-30T12:21:03Z-
dc.date.available2024-04-30T12:21:03Z-
dc.date.submitted2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38404-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The restructuring of the Brazilian logistics matrix and its efficiency in cargo transportation are intrinsically linked to the cabotage modality. This mode of transportation not only drives economic development, strengthening local industries, but also contributes to the reduction of negative environmental impacts, such as pollution and congestion. However, despite its evident advantages, road transportation still prevails in Brazil. The study aimed to survey and analyze the barriers related to the low availability of ships for Brazilian cabotage. The methodology used was predominantly bibliographic, based on research in books, journals, conference proceedings, theses, dissertations, undergraduate final papers, and websites of government agencies, companies, and associations related to cabotage navigation. Three groups of barriers were identified: 1) Operational Cost Barriers, including the high price of bunker, the high cost of freight, the high costs of labor in cabotage and the naval industry, and the high costs of steel products and ship parts. 2) Legal and Regulatory Barriers, including the ICMS tax and the fragility of Brazilian legislation. 3) Barriers to the Entry of New Agents, encompassing issues related to vessel financing and exorbitant prices in the importation of ships. It is hoped that the study conducted can provide insights to the public authorities and cabotage shipowners for the development and expansion of this mode.pt_BR
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