Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38459
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PabloArrudaAraujo_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Geração automática de questões no formato de exames com base em aprendizado profundo
Autor(es): Araújo, Pablo Arruda
Orientador(es): Silva, Daniel Guerreiro e
Assunto: Ensino auxiliado por computador
Processamento de linguagem natural (Computação)
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 13-Mai-2024
Referência: ARAÚJO, Pablo Arruda. Geração automática de questões no formato de exames com base em aprendizado profundo. 2023. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho aborda a geração automatizada de questões (GAQ) como uma área de pesquisa em destaque no cenário educacional e de Processamento de linguagem natural (PLN). É apresentado um modelo inovador que utiliza técnicas de Aprendizado profundo para criar questões de maneira eficiente e personalizada, visando a melhora da experiência de aprendizagem dos alunos, em especial no cenário educacional brasileiro. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é realizar a GAQ na língua portuguesa. Foi explorada a importância da prática ativa na retenção de informações, destacando como a GAQ pode reduzir o tempo e esforço dedicados pelos educadores à criação manual de perguntas. Além disso, foi discutida a relevância da GAQ em contextos educacionais brasileiros, evidenciando seu potencial para superar desafios específicos do ensino no país. Por fim, foi enfatizada a contribuição significativa da GAQ na personalização do processo de aprendizado, promovendo uma abordagem mais eficaz e adaptada às necessidades individuais dos alunos.
Abstract: This paper discusses automated question generation (AQM) as a prominent research area in the educational and NLP scene. An innovative model is presented that uses Deep Learning techniques to create questions in an efficient and personalized way, aiming to improve the learning experience of students, especially in the Brazilian educational scenario. In this sense, the aim of this work is to carry out the GAQ in the Portuguese language. The importance of active practice in retaining information was explored, highlighting how the GAQ can reduce the time and effort dedicated by educators to manually creating questions. In addition, the relevance of GAQ in Brazilian educational contexts was discussed, highlighting its potential to overcome specific teaching challenges in the country. Finally, the significant contribution of the GAQ in personalizing the learning process was emphasized, promoting a more effective approach adapted to student’s individual needs.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.