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Título: Uso do método da máxima variância para estimar o dano por fadiga multiaxial em materiais com micro-defeitos
Autor(es): Santos, Fernando Mendes dos
Orientador(es): Araújo, José Alexander
Assunto: Materiais - fadiga
Fadiga (Mecânica)
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 22-Mai-2024
Referência: SANTOS, Fernando Mendes dos. Uso do método da máxima variância para estimar o dano por fadiga multiaxial em materiais com micro-defeitos. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho se propõe a otimizar o método de busca pelo plano crítico utilizado na aplicação do modelo MWCM (SUSMEL; LAZZARIN, 2002) calibrado com o parâmetro √ (MURAKAMI, 2002) proposto pelos pesquisadores Machado et al. (2020) para avaliar o dano por fadiga no aço AISI 4140, um material naturalmente defeituoso que contém micro-defeitos internos conhecidos como inclusões não metálicas. Na proposição da metodologia apresentada no trabalho de Machado et al. (2020) são utilizados dois métodos de busca de plano, o Método do Momento de Inercia (MEGGIOLARO; CASTRO, 2015) e o Método da Caixa (ARAÚJO et al., 2011), sendo que ambos apresentam um custo computacional relativamente alto no processo de busca, principalmente em casos de carregamentos aleatórios. Para aumentar a eficiência de busca pelos planos mais propensos ao surgimento de trincas, o presente trabalho propõe a utilização da versão do Método da Máxima Variância proposto pelos pesquisadores Ferreira et al. (2022), tal ferramenta explora as relações funcionais existentes entre a tensão cisalhante projetada na direção de máxima variância e a matriz de covariância dos componentes de tensão, o que aumenta significativamente a velocidade de determinação do plano crítico. Como forma de analisar o desempenho do MMV, os dados obtidos serão comparados com os apresentados no trabalho de Machado et al. (2020).
Abstract: The present work proposes to optimize the critical plane search method used in the application of the MWCM (SUSMEL; LAZZARIN, 2002) model calibrated with the parameter √ (MURAKAMI, 2002) proposed by the researchers Machado et al. (2020) to evaluate the fatigue damage in AISI 4140 steel, a naturally defective material that contains internal micro-defects known as non-metallic inclusions. In the proposal of the methodology presented in the work of Machado et al. (2020) two methods of plan search are used, the Moment of Inertia Method (MEGGIOLARO; CASTRO, 2015) and the Maximum Rectangular Hull Method (ARAÚJO et al., 2011), both of which have a cost relatively high computational cost in the search process, especially in cases of random loading. To increase the efficiency of the search for the planes most prone to the appearance of cracks, the present work proposes the use of the version of the Maximum Variance Method proposed by the researchers Ferreira et al. (2022), such a tool explores the existing functional relationships between the shear stress projected on the direction of maximum variance and the covariance matrix of the stress components, which significantly increases the speed of determining the critical plane. As a way of analyzing the performance of the MMV, the data obtained will be compared with those presented in Machado et al. (2020)’s work.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2023.
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