Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4836
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ValdemarRodriguesdeSousa.pdf650,47 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.authorSousa, Valdemar Rodrigues de-
dc.identifier.citationSOUSA, Valdemar Rodrigues de. Música na escola: educação musical para a formação de uma plateia consciente. 2012. [22] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Música a Distância.en
dc.description.abstractEste artigo visou investigar os motivos que envolvem a realização da atividade musical na escola e da necessidade de mostrar o quanto essa atividade na escola é considerada educativa e de importância fundamental na construção de seres humanos mais afetivos, culturais e com capacidades de uma escuta consciente para a formação de uma nova plateia. Por outro lado a pesquisa buscou mostrar através de dados coletados e através das aulas ministradas nas oficinas quais os meios utilizados pelos discentes para ouvir e praticar música, os estilos mais apreciados e suas preferências quanto ao artista que os alunos apreciam. O objetivo da nossa pesquisa foi buscar compreender a relevância que tem a música na escola e a educação musical para uma escuta musical ativa e critica. Objetivando ampliar o universo musical dos alunos, que compartilham de uma mídia massificadora que não oportuniza um repertório diferenciado e aliena os ouvidos dos jovens. O estágio culminou com um recital didático. O projeto foi desenvolvido no Colégio Girassol Augusto dos Anjos, localizado na quadra 607 Norte, Av. NS 05 al. 11, CEP 77001-710, Palmas – TO, com adolescentes de 13 a 17 anos de idade. São crianças de baixo IDH, da periferia de Palmas, região norte da capital. Participaram do projeto 42 alunos matriculados das turmas 6º 1.01 e 6º 2.02, da 2ª Série do Ensino Médio. Sabemos que o acesso a música constitui-se na possibilidade de criar, interpretar e ouvir, e nessas expectativas a pesquisa buscou a desenvolver a percepção e a apreciação de outros estilos musicais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMúsica na educaçãoen
dc.subject.keywordMúsica - análise, apreciaçãoen
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudoen
dc.titleMúsica na escola : educação musical para a formação de uma plateia conscienteen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-18T12:54:29Z-
dc.date.available2013-04-18T12:54:29Z-
dc.date.issued2013-04-18T12:54:29Z-
dc.date.submitted2012-11-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4836-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons