Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35329
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MatheusSouzaCapuchinho_tcc.pdf393,08 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Amanda Flávio de-
dc.contributor.authorCapuchinho, Matheus Souza-
dc.identifier.citationCAPUCHINHO, Matheus Souza. A efetividade do programa minha casa, minha vida na garantia ao direito à moradia. 2023. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDesde a fundação do Banco Nacional de Habitação em 1964, a política habitacional brasileira tem sido caracterizada pela ênfase na efetivação do direito à moradia via financiamento imobiliário e aquisição da propriedade. A partir de 2009, o programa Minha Casa, Minha Vida se tornou a principal política habitacional do Governo Federal, cuja principal finalidade foi de combate ao deficit habitacional por meio da aquisição de unidades habitacionais por famílias de renda média e baixa. Assim, o estudo visa compreender o modelo utilizado pelo programa Minha Casa, Minha Vida para a efetivação do direito à moradia, partindo do pressuposto de que o direito à moradia é autônomo ao direito à propriedade e a moradia deve promover necessariamente a dignidade da pessoa humana. Estuda-se, aqui, qualitativamente a fruição do direito à moradia dos contemplados no programa Minha Casa, Minha Vida. Quantitativamente, verifica-se que o programa Minha Casa, Minha Vida não conseguiu reduzir o deficit habitacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Minha Casa Minha Vidapt_BR
dc.subject.keywordDireito à moradiapt_BR
dc.subject.keywordPolítica habitacionalpt_BR
dc.titleA efetividade do programa minha casa, minha vida na garantia ao direito à moradiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T12:33:51Z-
dc.date.available2023-08-02T12:33:51Z-
dc.date.submitted2023-02-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35329-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Since the founding of BNH in 1964, Brazilian housing policy has been characterized by the emphasis on the right to housing via real estate financing and property acquisition. Since 2009, the Minha Casa, Minha Vida program became the main housing policy of the Brazilian Federal Government. The Minha Casa, Minha Vida program aims to combat the housing deficit through the acquisition of housing units by medium and low-income families. The study aims to understand the model used by the Minha Casa, Minha Vida program for the realization of the right to housing. From the perspective that the right to housing is autonomous from the right to property and housing must necessarily promote human dignity. This study qualitatively researches the fruition of the right to housing by those awarded in the Minha Casa, Minha Vida program. Quantitatively, it verified that the Minha Casa, Minha Vida program was unable to reduce the housing deficit.pt_BR
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.