Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10060
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AndreFilipeJustino.pdf530,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O dragão e o Baobá : visitando as relações China-África a partir do contexto cabo-verdiano
Autor(es): Justino, André Filipe
Orientador(es): Lobo, Andréa de Souza
Assunto: Cooperação internacional
Relação China - África
Data de apresentação: 12-Fev-2015
Data de publicação: 26-Mar-2015
Referência: JUSTINO, André Filipe. O dragão e o Baobá: visitando as relações China-África a partir do contexto cabo-verdiano. 2014. 74 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho é resultado do trabalho de campo realizado em cidade da Praia, capital de Cabo Verde. A partir do contexto social, econômico e histórico desse pequeno arquipélago africano, busco analisar os desdobramentos, as motivações e as potencialidades das relações de cooperação internacional que são fundamentais para o desenvolvimento continuado do país. Dentre essas relações, destaco os protocolos assinados com a China, que mantém relações com praticamente todo o continente africano. Cito alguns dos resultados dessa cooperação e, por fim, analiso os dados sob a ótica da dádiva, inspirado no clássico ensaio de Marcel Mauss.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons