Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10107
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucasNetoMoreira.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de qualidade de software baseada em métricas estáticas : um estudo de caso no Tribunal de Contas da União
Autor(es): Moreira, Lucas Neto
Orientador(es): Almeida, Rodrigo Bonifácio de
Assunto: Inspeção Contínua
Software - medição
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 13-Mar-2015
Data de publicação: 30-Mar-2015
Referência: MOREIRA, Lucas Neto. Avaliação de qualidade de software baseada em métricas estáticas: um estudo de caso no Tribunal de Contas da União. 2015. vii, 34 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O crescimento dos sistemas de informação governamentais gera uma grande demanda por profissionais de TI, mas o processo de contratação de novos desenvolvedores é lento e custoso. Limitações orçamentárias levam cada vez mais órgãos públicos a contratar fábricas de software terceirizadas para suprir a crescente demanda. Mas a introdução de um novo grupo de desenvolvedores ao ambiente e às práticas de desenvolvimento de uma organização pode ser desgastante para os envolvidos no processo de desenvolvimento e entrega dos artefatos de software. Este trabalho descreve o modelo utilizado no Tribunal de Contas da União para realizar o controle do desenvolvimento e aceite de código baseado em técnicas de inspeção contínua. E um sistema criado para facilitar o processo de aceite dos artefatos de software. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The growth of the information systems within the government causes an increase in the demand for IT professionals, but the process of hiring new developers is slow and expensive. Budget limitations drive an increasing number of organizations to hire third party developers and software factories to supply the soaring demand. But introducing a group of developers to the environment and practices of an organization can be taxing for both parties. This article describes the model for controlling the development and delivery of software artifacts by a third party based on continuous inspection used in the Tribunal de Contas da União (General Accounting Office), and a system designed to ease the process of verifying and accepting the new artifacts.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons