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Título: O coordenador pedagógico local e a formação continuada no curso currículo em movimento : constituição do sujeito
Autor(es): Oliveira, Marluce de Souza
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Currículo profissional - professor
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 2-Abr-2015
Referência: OLIVEIRA, Marluce de Souza. O coordenador pedagógico local e a formação continuada no curso currículo em movimento: constituição do sujeito. 2014. 112 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que buscou compreender aspectos subjetivos de constituição do sujeito coordenador pedagógico local a partir da experiência de formação continuada do curso “Currículo em Movimento: Reorganização do Trabalho Pedagógico nos Ciclos – Anos Iniciais”, realizado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) no ano de 2013. Para compreender a categoria sujeito este estudo fundamentou-se na Teoria da Subjetividade de González Rey (1997, 2003, 2004, 2007, 2011, 2014) em virtude de possibilitar uma compreensão ampla dos processos de atuação do coordenador pedagógico como sujeito e produtor de sentido em suas relações com a cultura escolar. Também são observados neste trabalho aspectos históricos e legais relacionadas à função da coordenação pedagógica e sua especificidade no Distrito Federal, que permitiram compreender os espaços/tempos de coordenação pedagógica em que se instaurou a experiência do curso em questão. O percurso metodológico delineado nessa pesquisa tem seus pressupostos na Epistemologia Qualitativa de González Rey (2005, 2014), em que o modelo teórico construtivo-interpretativo possibilitou construir hipóteses diante da questão abordada. Participaram desta investigação duas coordenadoras pedagógicas da SEEDF que atuaram como formadoras em suas escolas no curso Currículo em Movimento no ano de 2013. Nos processos de construção da informação foram usadas observações feitas durante e após o período de curso, entrevista individual, completamento de frases e questionário. Estes instrumentos possibilitaram perceber que apesar da função do coordenador pedagógico na SEEDF ainda não ter alcançado coerência entre o que se legitima e o que se vivencia, o curso se mostrou como possibilidade de formação continuada e exigiu que o coordenador buscasse novos sentidos para sua atuação, contribuindo também para sua formação como pesquisador. Nesses espaços de formação foi possível visualizar momentos em que as coordenadoras se posicionaram como sujeito enfrentando seus dilemas e limites. Com esta pesquisa espera-se evidenciar o trabalho do coordenador como sujeito importante na articulação, formação e transformação de práticas educativas no interior da escola.
Abstract: This work presents the results of the research that sought to understand the subjective features of the formation of the local pedagogical coordinator subject, from the experience of continuing education course “Currículo em Movimento: Reorganização do Trabalho Pedagógico nos Ciclos – Anos Iniciais”, conducted by the State Department of the Federal District Education, held in the year 2013. In order to understand the subject's category this research was founded on the Theory of Subjectivity of González Rey (1999, 2003, 2004, 2005, 2007, 2014) since it allows a broad understanding of the work processes of the pedagogical coordinatoras subject and producer of meaning in her relations with the school culture. It also looks into historical and legal aspects related to the function of pedagogical coordination and their specificity in Distrito Federal, in order to clarify the space/time context of the pedagogical coordination in which the experience in focus took place. The methodological path outlined in this research draws its premises from the Qualitative Epistemology of González Rey (2005, 2014), a constructive-interpretative theoretical model that allowed the building up of hypothesis on the issue. Two pedagogical coordinators at SEEDF participated in this research. They acted as trainers at their respective schools during the "Currículo em Movimento" (Curriculum in Movement) course held in 2013. For the building up of information, notes from the course period and after it were joined to interviews and structured surveys. These instruments led to the realization that, despite the fact that the function of the Pedagogical Coordinator has not reached a consistency between what is formalized and what is actually experienced, the course was an opportunity of continuing education and required the coordinator to search for new meanings for her work, adding up to her education as a researcher. In these educational centers, one was able to watch moments during which the coordinators placed themselves as the subject facing her dilemmas and the limits of her performance. This work aims to highlight the contribution of the pedagogical coordinator as a important subject in the articulation, building up and transformation of educational practises within the school.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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