Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10166
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaIdalinadeAvelarSousa.pdf329,7 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorSousa, Maria Idalina de Avelar-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Idalina de Avelar. Os jogos como instrumento lúdico no processo educativo nas séries iniciais – 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. 2014. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractA atividade lúdica, que pode se expressar no jogo, no brinquedo ou brincadeira, tem importância fundamental no desenvolvimento motor, social, cognitivo e afetivo das crianças. A presente pesquisa busca analisar a importância dos jogos como instrumento lúdico no processo educativo nas séries iniciais – 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. Este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização e no aprendizado das crianças e aborda contextos históricos da ludicidade infantil ao longo da história. A pesquisa bibliográfica está embasada em teóricos da área da psicologia e pedagogia que contribuíram significativamente para a compreensão do desenvolvimento infantil. A pesquisa é de cunho qualitativo, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a entrevista com 10 alunos do 4º ano do ensino fundamental I e a observação não participativa da pesquisadora numa sala de aula, também do 4º ano numa escola particular de Brasília. Evidenciou-se na pesquisa, que a escola oferece atividades lúdicas as quais as crianças participam de forma prazerosa. Assim, a inserção de momentos lúdicos seja nas atividades escolares, seja nas brincadeiras na hora do recreio propiciam uma aprendizagem significativa para as crianças. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractLeisure activity, which can be expressed in the game, the toy or game, is of fundamental importance in motor development, social, cognitive and affective children. This research seeks to analyze the importance of games like playful instrument in the educational process in the early grades - 1st to 5th grade of elementary school I. This study presents some considerations about the games, games and toys and how they influence the socialization and learning of children and discusses historical contexts of childhood playfulness throughout history. The literature review is based on theoretical area of psychology and pedagogy that contributed significantly to the understanding of child development. The research is a qualitative approach were used as data collection instruments: the interview with 10 students in the 4th year of elementary school and the non-participant observation of the researcher in a classroom, also the 4th year in a private school in Brasilia. It was evident in the research, the school offers recreational activities which children participate in a pleasant way. Thus, the inclusion of leisure moments is in school activities, whether in play at recess provide a meaningful learning for children.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLudicidadeen
dc.subject.keywordDesenvolvimento escolaren
dc.subject.keywordAprendizagem cognitiva - criançasen
dc.titleOs jogos como instrumento lúdico no processo educativo nas séries iniciais – 1º ao 5º ano do ensino fundamental Ien
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-04-02T19:55:16Z-
dc.date.available2015-04-02T19:55:16Z-
dc.date.issued2015-04-02T19:55:16Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10166-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.