Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MateusDiasGomes.pdf1,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Criando modelos de negócio para designers
Autor(es): Gomes, Mateus Dias
Orientador(es): Garrossini, Daniela Fávaro
Assunto: Designers - atuação
Modelo de negócios
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 10-Abr-2015
Referência: GOMES, Mateus Dias. Criando modelos de negócio para designers. 2014. 56 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta estudos que visam atender a necessidade de compreensão sobre como uma estrutura metodológica bem construída pode ampliar os processos de desenvolvimento e atuação do designer brasileiro no mercado atual tendo em vista a necessidade de inclusão social e econômica deste profissional. Além disso,são apresentadas pesquisas relacionadas à Economia Criativa no contexto brasileiro e o potencial econômico que a indústria criativa brasileira possui, em especial no âmbito do Design. Assim, à partir dessas pesquisas, por meio do entendimento do conceito de modelos de negócio, do processo de construção destes, associado à compreensão das relações possíveiscom as metodologias utilizadas no campo do design, apresenta-se o intuito de desenvolver uma ferramenta metodológica que auxilie no processo de construção de modelos de negócio para designers, sendo parte da proposta a criação de um guia que auxilie na correta utilização desta ferramenta. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work presents studies that aim to meet the need of understanding about how a well-built methodological structure can enlarge the processes of development and performance of the Brazilian designer in the current market with a view to the need for social and economic inclusion of this professional. In addition, studies are presented related to the Creative Economy in the Brazilian context and the economic potential that the Brazilian creative industry has, particularly in the Design. Thus, from these to the research, through the concept of business models of understanding of the construction process of these, coupled with understanding of the possible relations with the methodologies used in the design field, is presented in order to develop a methodological tool that assist in the process of building business models for designers, being part of the proposal create a guide that helps in the proper use of this tool.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2014.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons