Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10190
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SabrinaSobralAlvesCavalcante.pdf849,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contação de historias, leitura e interesse escolar : o desafio de práticas pedagógicas inovadoras
Autor(es): Cavalcante, Sabrina Sobral Alves
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Contação de histórias
Leitura - educação
Interesses na leitura
Pedagogia - metodologia
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 10-Abr-2015
Referência: CAVALCANTE, Sabrina Sobral Alves. Contação de historias, leitura e interesse escolar: o desafio de práticas pedagógicas inovadoras. 2014. 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma prática de interesse envolvendo a contação de história e a leitura como promotoras do interesse escolar da crianças, no âmbito de práticas educacionais inovadoras. Foi realizado um trabalho de pesquisa-ação em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do DF, utilizando-se o diário de bordo como instrumento de registro e reflexão acerca do processo vivido com as crianças. Por meio de escuta sensível realizada em rodas de conversa foram identificados temas de interesse dos próprios alunos, a serem estudados no decurso do Projeto "Rodas de Leitura". Inspirado em práticas pedagógicas inovadoras, buscou-se neste Projeto trabalhar princípios e valores como autonomia e cooperação entre os estudantes, bem como os dispositivos pedagógicos escuta sensível e livre expressão. Percebeu-se que o trabalho nessa perspectiva, aliado à leitura e contação de histórias, favoreceu o interesse escolar da crianças, gerando autonomia e segurança em seus aprendizados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons