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Título: Biophilia : composição do ambiente doméstico contemporâneo
Autor(es): Sena, Pedro
Orientador(es): Aviani, Francisco Leite
Assunto: Design
Processo criativo
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 13-Abr-2015
Referência: SENA, Pedro. Biophilia: composição do ambiente doméstico contemporâneo. 2014. 29 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A intenção deste projeto acaba sendo um tanto plural. Talvez seja possível inclusive falar em intenções do projeto. Sendo um trabalho acadêmico, se faz necessária uma série de validações e contextualizações para que o que for discorrido aqui seja útil e válido não só como um projeto de conclusão de curso, mas também como documento de registro de processos e criação dentro do contexto de produção em design. Ou seja, a primeira intenção deste projeto é registrar as possibilidades do processo criativo dentro da esfera do objeto industrial, pensado para a produção em escala – mesmo que reduzida – e contextualizado no mundo contemporâneo. Naturalmente, tal contextualização pode soar um tanto genérica. Ainda sim essa afirmação se faz necessária visto que o processo em design pode assumir diversas formas. O que é pretendido dizer com essa declaração é: o presente projeto assume um caráter de adequação aos meios de comércio, vivência e condições de uma determinada parcela da população mundial no presente século, ou ainda, mais especificamente, neste curto espaço de tempo compreendido entre as duas primeiras décadas deste início de século. Estando intimamente ligado à tendências e estilo de vida (ao menos no que concerne à esta abordagem específica da disciplina), a criação em design se mostra muitas vezes extremamente dinâmica: exatamente por ser plural e amorfa, em constante mudança, a disciplina se perde enquanto campo de estudos objetivos (principalmente em contextos acadêmicos). A segunda intenção do trabalho corresponde à elaboração do conceito do projeto. Linearmente, estes pontos compreendem a origem e a justificativa do projeto enquanto produto. Entretanto, visto que o processo de criação e contextualização em si têm um peso acadêmico maior – uma vez que se trata de um modo de proceder, independente do tema abordado – este relatório terá como foco este último.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Desenho Industrial, 2014.
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