Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10230
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GuilhermeGarciaNunesSilva.pdf15,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Protótipo para habitação de interesse social industrializada e sustentável
Autor(es): Silva, Guilherme Garcia Nunes
Orientador(es): Blumenschein, Raquel Naves
Assunto: Habitação
Programa Minha Casa Minha Vida
Construção civil
Sustentabilidade
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 16-Abr-2015
Referência: SILVA, Guilherme Garcia Nunes. Protótipo para habitação de interesse social industrializada e sustentável. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O projeto visa o desenvolvimento de um protótipo de pesquisa e desenvolvimento de soluções para Habitação de Interesse Social (HIS) que contribua com a melhoria dos produtos fornecidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida, tendo como referências as experiências ocorridas no Reino Unido e no Brasil e como principais critérios a industrialização, a sustentabilidade e o desempenho utilizando o Método Moderno de Construção (MMC). Entre as experiências identifica-se o processo inglês que partiu para produção industrializada da habitação utilizando os MMC e os projetos que vem sendo desenvolvidos pelo BRE . No contexto brasileiro temos a Norma de Desempenho NBR 15.575 que pode ser considerada um marco para a construção civil, porém ela não determina claramente critérios de sustentabilidade. Em função do estado da arte do conhecimento na área, e da própria disponibilidade de legislações específicas, a NBR 15.575 não estabelece requisitos e critérios específicos de adequação ambiental, observando que os empreendimentos e sua infraestrutura (arruamento, drenagem, rede de água, gás, esgoto, telefonia, energia) devem ser projetados, construídos e mantidos de forma a minimizar as alterações no ambiente. Por esse motivo, para os critérios de adequação ambiental e sustentabilidade serão adotados aqueles presentes na avaliação do Building Research Establishment Environmental Assessment Methodology (BREEAM).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2014.
Aparece na Coleção:Arquitetura e Urbanismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons