Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10284
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_YtallaNandyJacomeDantas.pdf924,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Neoinstitucionalismo e legislativo brasileiro : uma análise do processo de rotatividade de deputados federais nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados
Autor(es): Dantas, Ytalla Nandy Jácome
Orientador(es): Rennó Junior, Lucio Remuzat
Assunto: Deputados federais
Câmara dos Deputados - Brasil
Disciplina partidária
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 27-Abr-2015
Referência: DANTAS, Ytalla Nandy Jácome. Neoinstitucionalismo e legislativo brasileiro: uma análise do processo de rotatividade de deputados federais nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados. 2014. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho está voltado para análise dos processos de composição das comissões permanentes da Câmara dos Deputados e de rotatividade dos parlamentares nessas comissões. Para entender esses processos, este trabalho é direcionado pela seguinte questão: a composição é unilateralmente controlada pelos líderes partidários, como afirma Limongi (2004), ou o interesse individual do parlamentar de estar em determinada comissão é, de alguma forma, atendido pelo líder ao alocar e substituir membros nas comissões permanentes? Para responder a essa pergunta, foram realizados testes empíricos com as variáveis disciplina partidária (sob a hipótese de que esta variável seria o critério utilizado pelos líderes na condução de tais processos) e taxa de assiduidade do parlamentar nas reuniões das comissões permanentes de que foram titulares (sob a hipótese de que os parlamentares podem ser, de alguma forma, atendidos pelos líderes quando estes alocam ou substituem membros nas comissões). Assim, os resultados alcançados por este trabalho demonstram a refutação da hipótese de que os líderes controlam unilateralmente a composição das comissões permanentes por meio do critério de disciplina partidária e a comprovação de que os interesses individuais dos parlamentares podem ser atendidos pelos líderes nos processos de composição e substituição das comissões permanentes, mediante constatação de que a taxa média de assiduidade dos parlamentares nas reuniões das comissões aumentou significativamente após os instantes principais de mudança de comissão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2014.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons