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2014_LusmairMartinsdeBrito.pdf1,87 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Everton Nunes da-
dc.contributor.authorBrito, Lusmair Martins de-
dc.identifier.citationBRITO, Lusmair Martins de. Programa Mais Médicos: satisfação dos usuários das unidades básicas de saúde de Ceilândia/DF quanto ao atendimento médico. 2014. 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2014.en
dc.description.abstractIntrodução: A falta de médicos é tida como o principal problema do SUS. É difícil encontrar médicos generalistas, assim como médicos que queiram trabalhar no SUS, nas periferias das grandes cidades e nos municípios. A distribuição dos médicos pelo país é desproporcional, a permanência é maior nos grandes centros e nos municípios com mais serviços. As oportunidades de emprego formal para médicos ultrapassaram o número de graduados no país. O Estado brasileiro tem tentado resolver a questão da má distribuição de médicos pelo país. Em 2013, o governo criou o Programa Mais Médicos. Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários das Unidades Básicas de Saúde de Ceilândia/DF, quanto ao atendimento médico dos profissionais do Programa Mais Médicos, em 2014. Metodologia: Esse estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa. Trata-se de um estudo exploratório de corte transversal, descritivo-analítico, com abordagem metodológica quali-quantitativo. Foi realizado um levantamento das variáveis ―pontos favoráveis e desfavoráveis‖ do Programa Mais Médicos, e posteriormente comparados com a avaliação da satisfação dos usuários, quanto ao programa e ao atendimento médico. Houve a aplicação de questionário para os usuários dos profissionais do Programa Mais Médicos, em um Posto e em 10 Centros de Saúde de Ceilândia, a coleta de dados ocorreu de agosto a setembro de 2014. Foram entrevistados 243 usuários, todos pacientes de médicos cubanos, sendo 22 usuários por unidade básica de saúde e em média 16 usuários por médico cubano, somente em um centro de saúde o de número 6, foram entrevistados 23 usuários, onde no último dia de coleta de dados, foi encontrado maior número de pacientes dos profissionais do programa. Só foi convidado a participar da pesquisa usuários que já tiveram, ao menos, uma consulta com um médico do programa. Foi aplicado o termo de consentimento livre e esclarecido. A aplicação do questionário foi individual e assistida. Resultados: A avaliação mostrou que os usuários estão satisfeitos: 95,1% da amostra é a favor do programa, o principal motivo é a falta de médicos; 70% da amostra não tem preferência em ser atendido por um médico brasileiro ou estrangeiro; 15% preferem o atendimento dos estrangeiros; 57% avaliaram como excelente e deram nota 10 ao atendimento dos médicos; 65% falaram que não demorou a serem atendidos; 67% disseram que a consulta dos médicos do programa levou mais de 15 minutos; 73% relataram que o médico fez exame físico; 96,7% afirmam que houve a relação médico-paciente; 75% acham que existe alguma diferença entre os médicos do programa e os outros que já atendem no centro de saúde; 91% acham que o programa aumentou o número de consultas e diminui o tempo de espera para o atendimento médico e 92% tiveram sua demanda resolvida na consulta. Considerações finais: Os usuários das unidades básicas de saúde de Ceilândia estão satisfeitos com o atendimento médico e são favoráveis ao Programa Mais Médicos. O trabalho contestou as principais críticas feitas ao programa e aos profissionais participantes. Ratificou a falta de estrutura e de médicos nas unidades básicas de saúde de Ceilândia.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPrograma Mais Médicosen
dc.subject.keywordSaúde públicaen
dc.subject.keywordSistema Único de Saúde (Brasil)en
dc.titlePrograma Mais Médicos : satisfação dos usuários das unidades básicas de saúde de Ceilândia/DF quanto ao atendimento médicoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-04-27T15:09:55Z-
dc.date.available2015-04-27T15:09:55Z-
dc.date.issued2015-04-27T15:09:55Z-
dc.date.submitted2014-11-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10286-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1Introduction: The shortage of physicians has been seen as the main problem of the SUS. It is difficult to find general physicians as well as professionals who want to work in the public health system, in the outskirts of major cities and towns. The distribution of physicians across the country is asymmetric and the physicians’ supply is higher in large cities and municipalities with more services. The formal employment opportunities for physicians exceeded the number of graduates in the country. The Brazilian government has tried to address the maldistribution of physicians across the country. In 2013, the government created the program More Doctors (Programa Mais Médicos). Objective: To evaluate user satisfaction in Basic Health Units in Ceilândia/DF related to the health care professionals from the Program More Doctors in 2014. Methodology: This study was submitted to the Ethics Committee and Research. This is an exploratory study with a cross-sectional descriptive-analytical approach, with qualitative and quantitative methodological approach. It was searched for favorable and unfavorable points related to the More Doctors Program, and subsequently compared with the assessment of user satisfaction, as the program and medical care was performed. A questionnaire was developed and applied to users in 10 Health Centers in Ceilândia, in which there are physicians from the More Doctors Program. Data collection occurred from August to September 2014. 243 users, all patients of Cuban doctors were interviewed, with 22 users from each basic health unit and an average of 16 users per Cuban doctor. It was only invited to participate in the research users who have already had at least one consultation with a medical program. The term of free and informed consent was applied. The questionnaire was individual and assisted. Results: The evaluation showed that users are satisfied: 95.1% of the sample supported of the program, the main reason is the lack of doctors; 70% of the sample did not have a preference to be treated by a Brazilian or foreign doctor; 15% prefer the service of foreigners; 57% rated it as excellent and gave note 10 to the care of doctors; 65% said they did not take long to be assisted; 67% said that the consulting physicians of the program took more than 15 minutes; 73% reported that the doctor did the physical examination; 96.7% said that there was a doctor-patient relationship; 75% think there is difference between physicians from the program and others that already worked in the health center; 91% believe that the program increased the number of queries and reduces the waiting time for medical care, and 92% had their query resolved in demand. Conclusion: Users of basic health units in Ceilândia are satisfied with the medical care and are more favorable to the More Doctors Program. Our work did not supported the main criticisms of the program; it confirmed the lack of structure and physicians in primary healthcare units Ceilândia.-
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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