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Título: Padronização de serviços a partir da estrutura organizacional de uma instituição de saúde utilizando indicadores da hotelaria tradicional : caso : Hospital Santa Lúcia
Autor(es): Carvalho, Andréa Borba Gurgel do Amaral de
Orientador(es): Bittencourt, Ariadne Pedra
Assunto: Qualidade nos serviços
Hotelaria hospitalar
Hospitalidade
Data de apresentação: 9-Set-2009
Data de publicação: 20-Jul-2010
Referência: CARVALHO, Andréa Borba Gurgel do Amaral de. Padronização de serviços a partir da estrutura organizacional de uma instituição de saúde utilizando indicadores da hotelaria tradicional: caso: Hospital Santa Lúcia. 2009. 74 f. Monografia (Especialização em Hotelaria Hospitalar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar e elencar a estrutura organizacional de uma instituição de saúde e comparar com a padronização dos serviços utilizando os indicadores da hotelaria tradicional para buscar a qualidade esperada. Para o desenvolvimento do arcabouço teórico se fez necessário abordar questões sobre os meios de hospedagem, hotelaria tradicional, hotelaria hospitalar, indicadores, padronização, entre outros. A metodologia da pesquisa foi exploratória utilizando-se do método observacional no setor habitacional do hospital Santa Lúcia, fazendo uso da matriz de classificação da hotelaria hospitalar para trazer a luz do desenho os indicadores e o esboço de uma estrutura organizacional mínima que indique possibilidades de adoção de um padrão de serviços.
Abstract: This study aimed to identify and rank the organizational structure of a health institution from the standardization of services by using the indicators of traditional hotels as a factor resulting quality. To develop the theoretical framework was necessary to address questions about the means of accommodation, traditional hotels, hospital stays, indicators, standardization, among others. The research methodology was exploratory using the observational method in the housing sector of the hospital Saint Lucia, using the classification matrix of hospital stays to bring the light of the indicators and drawing outline of an organizational structure that indicates the minimum possibilities of adopting a standard of service.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.09.TCC.1052
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