Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10610
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DianaBeltraoDeMacedo.pdf486,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Do dilúvio a Alexandre : a Babilônia a partir dos olhos de um babilônico”
Autor(es): Macedo, Diana Beltrão de
Orientador(es): Dobroruka, Vicente Carlos Rodrigues Alvarez
Assunto: Judaísmo helenístico
Mesopotâmia
Império Selêucida
História antiga
Berossos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 10-Jul-2015
Referência: MACEDO, Diana Beltrão de. “Do dilúvio a Alexandre: a Babilônia a partir dos olhos de um babilônico”. 2015. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Uma das principais fontes de conhecimento a respeito da história da Babilônia está na obra de Berossos intitulada Babyloniaka. Por muitos séculos, até a redescoberta do cuneiforme no século XIX, o conhecimento relacionado a este povo restringiu-se ao material de comentadores que eram transmitidos de geração em geração, sendo um desses Berossos. Sendo assim, ao estudarmos Berossos, estamos entrando em contato a história do povo mesopotâmico. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar Berossos e a sua obra e discutir quem foi esta figura e o seu trabalho, além de verificar a importância das suas contribuições para a formação da história da Mesopotâmia.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2015.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons