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Título: A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente
Autor(es): Franco, Alice Cristina Alves
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Fontes de informação
Responsabilidade socioambiental
Consumo consciente
Consumidores
Responsabilidade social da empresa
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 15-Jul-2015
Referência: FRANCO, Alice Cristina Alves. A busca de informação na decisão de compra do consumidor consciente. 2014. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A responsabilidade socioambiental por parte do consumidor é cada vez mais visível na fase atual do capitalismo. Ao mesmo tempo, cresce o interesse em pesquisar e entender tal comportamento. Esse consumidor cobra posturas éticas das empresas e busca agir de acordo com seus valores sociais e ambientais. O objetivo deste trabalho é entender como o consumidor consciente busca informações ao longo do processo decisório de compra, ou seja, entender qual a importância da etapa de busca, tipo da busca, fatores que a influenciam e fontes de informação. O método quantitativo foi utilizado por meio de um questionário para identificar os consumidores conscientes. O método qualitativo, por meio de entrevista de profundidade, permitiu entender, de fato, a busca de informações. Esses dados foram analisados com uso do método estatístico descritivo e análise de conteúdo, respectivamente. Os principais resultados são que as informações sobre origem do produto e reputação da empresa são importantes e necessárias, mas isso geralmente é obtido de forma passiva, sem envolver grande esforço de busca pelo consumidor e para coletar essas informações a fonte de informação mais importante é a pessoal, pois possui mais credibilidade e diversidade de opinião. Por outro lado foi encontrado que a fonte comercial não exerce muita influência, pois pode ser distorcida pela empresa. E por fim constatou-se que a busca pode ser considerada bem sucedida, no momento da decisão de compra, quando o consumidor encontra o produto desejado, e no consumo em si, quando de fato é possível avaliar o produto e, consequentemente, a efetividade da busca de informações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
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