Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10632
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AnaCarolineVieiradaSilva.pdf646,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção das características da produtividade da mão de obra feminina comparada à masculina : um estudo de caso em uma metalúrgica no município de Trindade (GO)
Autor(es): Silva, Ana Caroline Vieira da
Orientador(es): Andrade, Lúcia Cristina Gama de
Assunto: Produtividade do trabalho
Mão-de-obra
Metalúrgica
Produtividade industrial
Mulheres nas profissões
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Jul-2015
Referência: SILVA, Ana Caroline Vieira da. A percepção das características da produtividade da mão de obra feminina comparada à masculina: um estudo de caso em uma metalúrgica no município de Trindade (GO). 2014. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As condições em que mulheres e homens vivem não consistem em uma diferença biológica, mas sim em uma diferença socialmente imposta para ambos os sexos. Assim, no mercado de trabalho, existem profissões que são atribuídas às mulheres e outras aos homens, deste modo existe a divisão sexual do trabalho. Contudo, o mercado de trabalho está diante de uma mudança de quadro: as mulheres estão cada vez mais presentes em mercados onde se tem a ideia social de que é utilizado apenas o trabalho masculino. O presente trabalho visou estudar essa nova realidade através de um estudo de caso realizado em uma indústria metalúrgica no município de Trindade, localizado no estado de Goiás. O objetivo desta pesquisa foi identificar se existe diferença percebida da mão de obra feminina comparada à mão de obra masculina empregadas no chão de fábrica de uma indústria do setor metalúrgico no que diz respeito à produtividade. O estudo de caso único foi realizado em uma empresa que, no início de suas atividades metalúrgicas, empregava apenas homens, mas, atualmente, todo o seu capital humano empregado na linha de produção é do sexo feminino. Desse modo, a comparação entre os sexos ocorreu entre a produtividade do antes e o depois da empresa. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista com o gestor e único homem que trabalha na empresa, grupo focal com doze funcionárias e levantamento de documentação. Os resultados colhidos foram as características percebidas da produtividade feminina e da masculina. A produtividade das mulheres tem as seguintes características percebidas: detalhismo, organização e trabalho em equipe. A produtividade dos homens tem as seguintes: foco na qualidade contratada pelo cliente, eficiência no uso do tempo e força e resistência física. Por fim, observa-se que existe diferença entre ambas produtividade, mas isso não significa que uma seja melhor ou pior do que outra.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons