Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10635
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CamilaDavidWahrendorff.pdf889,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de risco entre empresas estatais e privadas na BM&FBovespa : uma análise comparativa do desvio padrão e Beta das empresas
Autor(es): Wahrendorff, Camila David
Orientador(es): Serrano, André Luiz Marques
Assunto: Risco institucional
Empresas públicas
Empresas privadas
Ações (Finanças) - análise de risco
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 16-Jul-2015
Referência: WAHRENDORFF, Camila David. Análise de risco entre empresas estatais e privadas na BM&FBovespa: uma análise comparativa do desvio padrão e Beta das empresas. 2014. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O mercado de ações vem se desenvolvendo no Brasil de maneira significativa nos últimos anos e, apesar disso, ainda lidamos com a falta de conhecimento da população em geral sobre o mesmo. Tal desconhecimento traz uma série de fatores que dificultam os investimentos e tomadas de decisão, como exemplo está a decisão acerca da aplicação em títulos de empresas estatais ou em títulos de empresas privadas. A dúvida surge pela inabilidade em realizar uma avaliação da eficiência das empresas, carteiras ou categorias. O objetivo desse trabalho é, através da coleta de dados das principais ações estatais e privadas nos últimos 10 anos, analisar se realmente há uma discrepância entre o risco dessas duas categorias, analisando qual o desvio padrão das mesmas e o Beta proposto no Capital Asset Price Model. Dessa forma será possível a identificação de padrões através de análises gráficas e das relações das fórmulas propostas no modelo, para assim verificar se existe um resultado conclusivo para as diferenciações de Beta e desvio padrão entre estatais e privadas no período. Apesar desse estudo não conseguir apresentar uma conclusão específica em relação a diferença de risco decorrente dos dois tipos de empresa, ele apresenta uma série de análises que são importantes na hora de se avaliar qualquer um dos tipos.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons