Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarianneLourencoSoares.pdf463,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação da mulher no processo decisório de seu parto
Autor(es): Soares, Marianne Lourenço
Orientador(es): Santos, Silvéria Maria dos
Assunto: Mulheres grávidas
Parto (Obstetrícia)
Mulheres - saúde e higiene
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 24-Jul-2015
Referência: SOARES, Marianne Lourenço. A participação da mulher no processo decisório de seu parto. 2015. 30 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução: No processo de parturição as mulheres vivenciam várias alterações físicas e emocionais, além de expressarem seus valores e crenças. Assim, é importante encontrar e evidenciar formas que possibilitem à mulher um maior controle sobre o próprio parto, com direito à participação ativa e à opção fundamentada na “escolha informada”. Em vista desse contexto, é importante conhecer a concepção e o entendimento das gestantes acerca da escolha do tipo de parto e das práticas assistenciais. Objetivos: Identificar as formas de construção do conhecimento das gestantes em relação ao tipo de parto e às práticas assistenciais de sua escolha e sua influência na vivência no parto e nascimento no serviço de saúde. Métodos: A pesquisa foi realizada na cidade de Brasília, com doze puérperas do HUB. Neste estudo foi usada a metodologia qualitativa e o método da entrevista semiestruturada gravada. O conteúdo integral das falas foi transcrito, em seguida foi utilizado a técnica de análise do conteúdo. Resultados e discussão: O significado e as expectativas das mulheres com o processo de gestar e parir é permeado por fatores e agentes que contribuem e/ou interferem na tomada de decisão e na vivência do parto. Salienta-se que a busca por informação durante a gestação leva à autonomia, empoderamento e participação ativa da mulher no parto. Com isso carregam recordações positivas da experiência vivida. Considerações finais: São necessárias mudanças importantes no pensar e no agir dos profissionais de saúde além do reforço incessante da busca por informações pelas mulheres, tornando-as empoderadas e protagonistas de seus próprios partos, assim serão resguardados os direitos das gestantes dentro do sistema de saúde e do modelo obstétrico vigente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons