Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10756
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TulioNevesGerbassi.pdf181,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pobreza, educação e transferências condicionadas de renda
Autor(es): Gerbassi, Túlio Neves
Orientador(es): Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Assunto: Pobreza
Educação
Renda - distribuição
Trabalho infantil
Renda
Programas de transferência de renda
Saúde - condições econômicas
Programa Bolsa Família
Data de apresentação: 23-Mar-2015
Data de publicação: 30-Jul-2015
Referência: GERBASSI, Túlio Neves. Pobreza, educação e transferências condicionadas de renda. 2015. 51 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os programas de transferências têm mostrado bons resultados com impactos positivos diretos sobre a educação (maior escolaridade e melhor desempenho cognitivo) e indiretos (melhor formação física e menos trabalho infantil, casamentos prematuros e gravidezes precoces). No presente trabalho serão expostos alguns resultados de experimentos que avaliam a capacidade das transferências condicionadas de impactar as famílias que as recebem. O texto é organizado da seguinte forma: a seção 2 expõe relações entre pobreza, saúde e educação e relações entre pobreza, trabalho e educação. A seção introduz também o que são as transferências condicionadas de renda e seus objetivos. A seção 3 apresenta os impactos diretos e indiretos das transferências condicionadas de acordo com as avaliações randomizadas de uma série de artigos. A seção 4 aborda as transferências condicionadas no Brasil, analisando o desenho do Bolsa Família e seus impactos. A seção 5 apresenta as considerações finais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Economia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons