Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10851
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GrasielaDeSousaPereira.pdf790,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ações de informação, educação e comunicação para a promoção da saúde desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde no Brasil
Autor(es): Pereira, Grasiela de Sousa
Orientador(es): Mendonça, Ana Valéria Machado
Assunto: Agentes comunitários de saúde
Educação em saúde
Comunicação na saúde
Promoção da saúde
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Ago-2015
Referência: PEREIRA, Grasiela de Sousa. Ações de informação, educação e comunicação para a promoção da saúde desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde no Brasil. 2015. [53] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo visa analisar as ações relacionadas à informação, educação e comunicação entre os Agentes Comunitários de Saúde e os usuários do Sistema Único de Saúde a partir das práticas de promoção da saúde e verificar a aplicabilidade destas ações. Os agentes comunitários de saúde trabalham diretamente com a população no Brasil e desenvolvem uma forma de comunicação com a comunidade diferenciada dos outros profissionais de saúde, levando em consideração seu vínculo e vivência mais aprofundada com a comunidade. Foram realizadas oficinas de abordagem com 161 agentes comunitários de saúde divididos em 14 municípios, nas cinco regiões do país, por intermédio da vivência cotidiana e narrativas do que ocorreu e marcou o trabalho dos profissionais participantes da pesquisa. Ao final, pode-se analisar e sistematizar quais ações de informação, educação e comunicação em saúde eram praticadas pelos ACS, quais dessas ações são promotoras de saúde na comunidade e as complexidades enfrentadas por cada município bem como os desafios vividos diariamente por estes profissionais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2015.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons