Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10883
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_WevertonVieiradaSilvaRosa.pdf247,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cuidado integral aos pacientes com doenças raras no Hospital Universitário de Brasília : subsídios para a criação do ambulatório de doenças raras
Autor(es): Rosa, Weverton Vieira da Silva
Orientador(es): Sá, Natan Monsores de
Assunto: Cuidados com os doentes
Doenças raras
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Ambulatório hospitalar
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 11-Nov-2014
Data de publicação: 17-Ago-2015
Referência: ROSA, Weverton Vieira da Silva. Cuidado integral aos pacientes com doenças raras no Hospital Universitário de Brasília: subsídios para a criação do ambulatório de doenças raras. 2014. viii, 24 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho aponta os caminhos de pacientes portadores de doenças raras na rede de saúde do Distrito Federal. Observou-se o fluxo que estes usuários enfrentam antes de conseguir atendimento e orientação correta. Abarcou ainda pontos como a proposta de criar um ambulatório específico para dar acolhimento humanizado para os doentes e suas famílias. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, com aplicação de um questionário semiestruturado aos profissionais de saúde especialistas em doenças raras no Hospital Universitário de Brasília (HUB), além de entrevistas com professores pesquisadores da área, tendo como objetivo coletar informações e suas ideias para criação do ambulatório de doenças raras no HUB, integrando a instituição hospitalar na rede atenção e assistência a doenças raras. Foi constatado o desejo, por parte dos entrevistado, de se ter um ambiente que possa ter acolhimento humanizado, tendo equipes multiprofissionais, dando total atenção aos pacientes, realizando diagnósticos, tratamento e encaminhamentos precisos. O que se pode constatar é necessário uma nova forma de olhar e cuidar do paciente com doenças raras, oferecendo mais do que um local de diagnóstico, mas, um ambiente com profissionais preparados para as peculiaridades de cada doença, bem como de seus desfechos sociais e psicológicos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, curso de Gestão em Saúde Coletiva, 2014.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons