Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10904
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LarissaMitieFukushi.pdf718,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cobertura do exame papanicolau : uma revisão sistemática da literatura e metanálise
Autor(es): Fukushi, Larissa Mitie
Orientador(es): Pereira, Maurício Gomes
Coorientador(es): Mata, Fabiana Araújo Figueiredo da
Assunto: Câncer de colo do útero
Exame Papanicolau
Papanicolau (Exame)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Ago-2015
Referência: FUKUSHI, Larissa Mitie. Cobertura do exame papanicolau: uma revisão sistemática da literatura e metanálise. 2015. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O câncer de colo do útero configura-se como um importante problema de saúde pública, com alta taxa de incidência e de mortalidade no mundo e no Brasil. O exame Papanicolau é amplamente utilizado e é o principal teste de rastreamento e prevenção do câncer de colo uterino. Dessa forma, o objetivo do estudo foi estimar a prevalência do exame Papanicolau no Brasil. A revisão sistemática foi conduzida pela busca dos artigos nas bases de dados Pubmed, CINAHL, SCOPUS, CRD, Web of science, Banco de teses da Capes, Domínio Público e o Google Acadêmico, incluindo estudos entre os anos 1992 e 2012. Os termos utilizados na busca foram “papanicolaou test”, “cross-sectional studies” e “Brazil”. Dos 1.403 artigos identificados pela busca na literatura, após a leitura de títulos, resumos, textos completos, e exclusão de duplicados, foram selecionados 24 para análise na revisão sistemática. A grande maioria dos estudos foi realizada na região Sudeste e Sul e a faixa etária predominante entre as mulheres participantes foi de 20 a 59 anos. A qualidade metodológica de todos os estudos foi classificada como média e alta. Foram incluídos 21 estudos na metánálise, a prevalência do exame nos últimos três anos foi de 69% (IC95%: 58,0-79,0; I²= 99,8%) e em alguma vez na vida foi de 87% (IC95%: 82,0-91,0; I²= 98,7%). A heterogeneidade entre os estudos foi alta. A cobertura do exame Papanicolau realizado nos últimos três anos foi menor que a cobertura do exame realizado alguma vez na vida, necessitando dessa forma, de maiores avanços na estratégia de prevenção e controle do câncer do colo do útero.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2015.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons