Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11003
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JheniferAliceAlvesdeSouza.pdf377,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão de custos numa agroindústria artesanal do Distrito Federal : um estudo sobre a ótica da margem de contribuição
Autor(es): Souza, Jhenifer Alice Alves de
Orientador(es): Duarte, Donária Coelho
Assunto: Gestão de custos
Agroindústria artesanal
Empresas rurais
Data de apresentação: 30-Jun-2015
Data de publicação: 26-Ago-2015
Referência: SOUZA, Jhenifer Alice Alves de. A gestão de custos numa agroindústria artesanal do Distrito Federal: um estudo sobre a ótica da margem de contribuição. 2015. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a análise da gestão de custos, sobre a ótica da margem de contribuição, numa Agroindústria Artesanal de Queijos e Iogurte do Distrito Federal. Através da revisão da literatura, aborda os temas relacionados à contabilidade de custos e sua aplicação para o planejamento, controle e tomada de decisões através das metodologias do custeio direto variável e descreve a importância da gestão de custos em empresas rurais bem como a caracterização das agroindústrias artesanais. Por meio da análise dos dados da Agroindústria Kero Mais através dos cálculos do ponto de equilíbrio e da margem de contribuição, constata que o produto que mais contribui com o lucro é o queijo, pois o mesmo apresentou margem de contribuição maior e ponto de equilíbrio mais baixo. Através de simulações envolvendo alterações positivas e negativas de 10% e de 20% nas quantidades, preços e custos variáveis totais dos produtos da agroindústria, individualmente, observa que variações pequenas no preço e nos custos variáveis unitários podem afetar drasticamente o lucro, o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição. Após a análise de todos os resultados, conclui que a contabilidade de custos, através da margem de contribuição e da análise do custo, volume e lucro, auxilia na tomada de decisões e é um importante instrumento de gestão que deve ser utilizado também em agroindústrias rurais familiares.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Gestão do Agronegócio, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons