Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11051
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuzelenePereiraDosSantosDeLima.pdf2,34 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel-
dc.contributor.authorLima, Luzelene Pereira dos Santos de-
dc.identifier.citationLIMA, Luzelene Pereira dos Santos de. Ludicidade no ensino e aprendizagem de uma criança com deficiência visual. 2015. 107 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractO objetivo foi resgatar por meio da ludicidade a vivência corporal e ampliar o repertório de habilidades motoras, táteis, auditivas e a funcionalidade visual de um estudante com baixa visão na aprendizagem de conceitos matemáticos. Participou um estudante com 10 anos, com deficiência visual decorrente de retinopatia da prematuridade, matriculado no 3º. ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. As sessões de avaliação e intervenção aconteceram na sala de recursos e no pátio da escola. Foram realizadas oito sessões, com duração de aproximadamente 1:30h cada. Durante esse período desenvolveu-se atividades diversificadas envolvendo: psicomotricidade, estimulação visual, compreensão do sistema de numeração decimal, noção da cela braile, leitura e compreensão de texto. Utilizou-se recursos pedagógicos específicos e artesanais. Os registros dos dados foram realizados no diário de campo e por meio de imagens. Os resultados evidenciaram que o estudante se apropriou do processo de registro do sistema braile em cela adaptada, reconhecendo os pontos distribuídos nas duas colunas, bem como passou a utilizar o tato como um recurso de integração dos processos de recepção das informações do meio. Por meio do uso da cela braile adaptada, apropriou-se dos fatos fundamentais da adição e subtração.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDeficiência visual - estudo e ensino - matemáticaen
dc.subject.keywordBraille (Sistema de escrita)en
dc.subject.keywordDeficiência visualen
dc.subject.keywordDeficientes visuais - processo de ensino-aprendizagemen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordLudicidadeen
dc.titleLudicidade no ensino e aprendizagem de uma criança com deficiência visualen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-08-31T16:05:46Z-
dc.date.available2015-08-31T16:05:46Z-
dc.date.issued2015-08-31T16:05:46Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11051-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons