Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11061
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SusanGleicaSilvaDosSantos.pdf101,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das condições higiênico-sanitárias de comercialização de folhosos em uma rede de supermercados localizados na Asa Sul e Asa Norte, Brasília/DF
Autor(es): Santos, Susan Gleica Silva dos
Orientador(es): Ginani, Verônica Cortez
Coorientador(es): Riquette, Roberta Figueiredo Resende
Assunto: Supermercados
Hortaliças - manuseio
Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 2-Set-2015
Referência: SANTOS, Susan Gleica Silva dos. Análise das condições higiênico-sanitárias de comercialização de folhosos em uma rede de supermercados localizados na Asa Sul e Asa Norte, Brasília/DF. 2014. 25 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)— Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Dentre seus diferentes componentes, as hortaliças são importantes fontes de vitaminas e sais minerais. Contudo, principalmente as hortaliças folhosas, podem constituir meios de transmissão de patógenos favorecendo a propagação de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) quando expostos a condições inadequadas em toda a cadeia produtiva, até o consumo. O objetivo deste estudo foi analisar as condições higiênico-sanitárias de comercialização de folhosos de uma rede de supermercados localizados na Asa Sul e Asa Norte de Brasília/DF. Para tanto, cinco supermercados compuseram o estudo, sendo avaliadas condições de temperatura e umidade que os folhosos estavam submetidos, bem como a presença de sujidades e insetos no balcão e no alimento. Também foram analisadas a população de mesófilos aeróbios, psicrotróficos, coliformes totais e bolores e leveduras no ambiente de exposiçaõ. Todos os estabelecimentos apresentaram-se inadequados para temperatura e umidade em ambientes de refrigeração. As análises das superfícies apresentaram valores insatisfatórios de acordo com a (APHA). O único resultado satisfatório foi a contagem de bactérias mesófilas aeróbias no ambiente (<30UFC/cm²/semana). Os resultados devem auxiliar na elaboração de estratégias de orientação ao consumidor e comerciante que reduzam a disseminação das DTA.
Informações adicionais: Monografia (Bacharelado em Nutrição)— Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons