Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11068
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaPaulaDaSilvaCampos.pdf8,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Habilidades matemáticas de um sujeito surdo usuário de implante coclear : relato de intervenção psicopedagógica
Autor(es): Campos, Ana Paula da Silva
Orientador(es): Santos, Patrícia Tuxi dos
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Crianças - intervenção psicopedagógica
Surdos - educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Set-2015
Referência: CAMPOS, Ana Paula da Silva. Habilidades matemáticas de um sujeito surdo usuário de implante coclear: relato de intervenção psicopedagógica. 2015. 37 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com este trabalho procuramos identificar como os aspectos visuais e a mediação semiótica auxiliam no desenvolvimento e aprendizagem matemática do aluno, dentro da concepção de educação matemática crítica. Buscamos na Psicologia do Conhecimento o aporte teórico e metodológico, assim como defendido em Fávero (2011), um aporte fundamentado na articulação e consenso entre os grandes teóricos da Psicologia, a saber, Piaget (2002), Wallon (2007), e Vygotsky (2002). Descrevemos o desenvolvimento de uma prática psicopedagógica com uma criança surda usuária de implante coclear, aluno da Rede Pública do DF, cursando o 4o ano do Ensino Fundamental. As sessões foram desenvolvidas de modo sequencial e articuladas entre si, de modo que os resultados evidenciaram que os recursos visuais são fundamentais para a aprendizagem do sujeito surdo, promovendo motivação e compreensão das situações reais propostas pelos desafios matemáticos.
Informações adicionais: Monografia (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons