Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11075
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabriellydeFariasRodrigues.pdf505,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evidências de impacto do envelhecimento populacional nas despesas previdenciárias dos regimes próprios de Previdência Social
Autor(es): Rodrigues, Gabrielly de Farias
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Envelhecimento
Previdência social - legislação
Envelhecimento - despesas previdenciárias
Data de apresentação: 30-Jun-2015
Data de publicação: 3-Set-2015
Referência: RODRIGUES, Gabrielly de Farias. Evidências de impacto do envelhecimento populacional nas despesas previdenciárias dos regimes próprios de Previdência Social. 2015. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O fenômeno do envelhecimento é caracterizado quando há aproximação de baixos níveis de natalidade e mortalidade, promovendo uma estagnação das taxas de crescimento e uma diminuição da população em idade ativa e vem atraindo pesquisadores quanto aos seus efeitos nas contas governamentais. Apesar de a Constituição Federal/1988 determinar que os regimes próprios de previdência social – RPPS devem observar o equilíbrio financeiro e atuarial, somente a partir do ano de 2004 os Estados e Municípios brasileiros passaram a alterar suas legislações locais para se adequarem aos limites mínimos estabelecidos. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar se há evidências de que o envelhecimento populacional está impactando as despesas previdenciárias dos RPPS, a partir dos aspectos demográficos dos Munícipios de Nova Candelária – RS e de Maués – AM, como representantes, respectivamente, da menor e da maior taxa de fecundidade do Brasil e dos dados de suas respectivas unidades gestoras de RPPS, extraídas dos Demonstrativos Previdenciários disponíveis no sítio do Ministério da Previdência Social, relativos ao período de 2005 a 2013. Os achados do estudo mostram que em Nova Candelária as despesas previdenciárias aumentaram 14 vezes em 2013, comparativamente a 2005, e que houve aumento significativo tanto do número de segurados inativos e pensionistas como do número de segurados ativos no período. Por outro lado, em Maués o crescimento das despesas previdenciárias foi menos acentuado, quadriplicando no período, com crescimento significativo dos segurados ativos, mas mantendo-se praticamente constante o número de segurados inativos e pensionistas. Portanto, há evidências de que o envelhecimento populacional impacta as despesas previdenciárias dos RPPS.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons