Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11078
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielViniciusQueirozGuelfi.pdf639,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da evolução do endividamento da Petrobras durante o período 2008 a 2013
Autor(es): Guelfi, Gabriel Vinicius Queiroz
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Petrobras
Endividamento público
Empresas - crescimento sustentável
Petrobras - endividamento
Data de apresentação: 26-Jun-2015
Data de publicação: 3-Set-2015
Referência: GUELFI, Gabriel Vinicius Queiroz. Análise da evolução do endividamento da Petrobras durante o período 2008 a 2013. 2015. 41 f., il. rabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Em 2013, a Petrobrás foi considerada a empresa mais endividada do mundo, segundo o Bank of America. Em janeiro 2015, em notícia do jornal valor econômico, a empresa foi apontada, novamente, como a mais endividada do mundo. Esses fatos culminaram, em fevereiro 2015, no rebaixamento do rating da estatal pela agência de análise de riscos Moody`s. Diante desse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi analisar a evolução do endividamento da estatal no período que vai de 2008 a 2013, com a fito de apontar alguns fatores que contribuíram para empresa chegar a esta situação. Foram tabulados os Balanços Patrimoniais e a Demonstração de Resultado do Exercício da empresa durante o período analisado com a finalidade de calcular os indicadores econômicos escolhidos na pesquisa. Os índices analisados foram: o de endividamento, o da composição desse endividamento e de crescimento sustentável, proposto por Higgins, os quais tiveram a finalidade de evidenciar a evolução dessa dívida. Foi realizada, ainda, uma revisão bibliográfica a respeito dos pontos necessários para compreensão do estudo apresentado. Por fim, foram apresentados alguns fatores responsáveis por impulsionar a empresa à situação atual. Como um crescimento maior do que o sustentável, o qual foi financiado basicamente por capitais de terceiros e não com uma maior retenção de lucros, combinado com uma redução na margem líquida e no giro dos recursos, fatores que geraram um aumento progressivo do passivo durante o período analisado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons