Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11080
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VivianeMouraMendesAugusto.pdf656,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A (in)justiça fiscal do sistema tributário brasileiro no neoliberalismo
Autor(es): Augusto, Viviane Moura Mendes
Orientador(es): Lima, Carlos Alberto Ferreira
Assunto: Sistema Tributário Nacional
Neoliberalismo
Políticas públicas
Cardoso, Fernando Henrique, 1931- política e governo
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 3-Set-2015
Referência: AUGUSTO, Viviane Moura Mendes. A (in)justiça fiscal do sistema tributário brasileiro no neoliberalismo. 2015. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O neoliberalismo foi visto pelo Estado como uma forma de ampliar e aperfeiçoar a acumulação de capital, garantindo sua reprodução. Grande parcela da população foi excluída dessa festa e os gastos sociais foram pulverizados, aumentando o abismo entre as classes sociais. No Brasil, a doutrina neoliberal chegou no início da década de 1990, mas até hoje embasa as políticas públicas adotadas no país. Este trabalho tem como objetivo estudar as mudanças realizadas no sistema tributário brasileiro a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso até os dias atuais. Tem, como intuito, observar se as medidas levadas a cabo durante o período estudado caminham em direção à construção de uma sociedade justa, como define a Constituição Federal. A pesquisa permitiu identificar que as alterações realizadas agravaram a regressividade tributária, modelo de tributação que onera os menos favorecidos e privilegia as classes abastadas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons