Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11122
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoselyGomesGuimaraes.pdf227,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Intervenção psicopedagógica : o tempo em questão
Autor(es): Guimarães, Josely Gomes
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Tempo - administração
Intervenção psicopedagógica
Evasão universitária
Estudantes universitários
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 10-Set-2015
Referência: GUIMARÃES, Josely Gomes. Intervenção psicopedagógica: o tempo em questão. 2015. 39 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Uma preocupação no Instituto Federal de Brasília é a grande taxa de evasão de estudantes. Diante disso, os estudantes foram orientados a buscar o serviço de Psicologia do IFB antes de decidirem a respeito de sua saída. Nos atendimentos realizados foi possível detectar que os estudantes relatavam ter dificuldades para realizar as tarefas demandadas, “por falta de tempo”. Esta afirmação foi interpretada pela psicóloga como “dificuldade de administração do tempo”. Este trabalho relata o processo de intervenção psicopedagógica junto a um estudante de Licenciatura do IFB. Com o objetivo de orientar o estudante para a administração do tempo foram realizadas três sessões de avaliação e cinco sessões de intervenção, sendo esta a elaboração do feedback do estudante, dois meses após a intervenção. As avaliações consistiram em entrevistas e preenchimento de Quadro-Rotina e Lista de Atividades. As intervenções se basearam na análise dos resultados das avaliações, e consistiram na formulação de um novo Quadro-Rotina, uma Lista de Prioridades e o agendamento dessas atividades pelo estudante. A partir do feedback do estudante, concluiuse que a intervenção teve sucesso. Ele elencou suas conquistas: conscientização do uso do tempo, melhora na qualidade das produções acadêmicas, estabelecimento da rotina viável e sua permanência no curso.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons