Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11148
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EmivalAtaidesRamos.pdf319,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A filosofia da história de Karl Jaspers
Autor(es): Ramos, Emival Ataides
Orientador(es): Rufinoni, Priscila Rossinetti
Assunto: Historiografia
Filosofia - história
Jaspers, Karl, 1883-1969
Teleologia
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Set-2015
Referência: RAMOS, Emival Ataides. A filosofia da história de Karl Jaspers. 2015. 39 f. Monografia (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Temos como proposto no que diz respeito à Filosofia da História, a Filosofia da História em Jaspers. A construção intentada por Jaspers, que foi uma elaboração de longo prazo passando pela própria formação de psiquiatra a professor de filosofia a perseguido nazista. A sua filosofia tendo como base aquilo que se chamou história axial do pensamento, isto é, um eixo marcado no tempo entre o ano 800 a.C. e o ano 200 d.C.; e determinado pelo desenvolvimento do pensamento religioso, cultural e filosófico. Também marcado pela correlação geográfica da Crescente Fértil marcando a China, a Índia, Grécia, Palestina e Egito. Daí a busca por uma orientação no mundo e da realidade do mundo na perspectiva de uma filosofia da existência. O malogro de uma ontologia, a situação, onde se encontra o sujeito, e a situação-limite, representando a impossibilidade de escolhas no mundo. A possibilidade do malogro da razão humana diante da ameaça da bomba atômica e o perecimento da humanidade, abre-se a perspectiva divina: que Deus exista é o bastante. A conversão jasperiana traz nova visão à filosofia da história, trouxe a ideia que a história não pode deixar de tender para um fim. Uma ligação com uma situação teleológica aproximando-se de Kant: Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Este pela natureza, aquele pela divindade. Mas propomos um entendimento histórico genético da filosofia da história baseada na historiografia: a universal e a pluralista de onde suscitam os questionamentos que se estendem à história e à filosofia da história, mediados pelo historiador e pelo filósofo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2015.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons