Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11167
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AmandadaCunhaPanis.pdf483,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado : análise dos resultados recentes da política
Autor(es): Panis, Amanda da Cunha
Orientador(es): Matos, Franco de
Assunto: Políticas públicas
Microcrédito
Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO)
Empreendedorismo
Políticas de microcrédito
Microfinanças
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Set-2015
Referência: PANIS, Amanda da Cunha. Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado: análise dos resultados recentes da política. 2015. 44 f. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse estudo apresenta uma análise da política de microcrédito sob coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego, estruturada em torno do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). O principal objetivo dos Programas de Microcrédito ou de Crédito Orientado é proporcionar alternativas de geração de trabalho e renda por meio do fortalecimento das atividades econômicas de pequeno porte, para além das formas assistencialistas de atender a população de menor poder aquisitivo. Neste trabalho de pesquisa, buscou-se analisar a evolução do microcrédito em seu papel de promoção da inclusão socioeconômica via apoio creditício aos microempreendedores informais. A criação do PNMPO, em 2005, representa um marco no esforço da estruturação de uma política pública de microfinanças no Brasil. Além disso, este estudo busca contextualizar as restrições e dificuldades de acesso a crédito, enfrentadas pela população de baixa renda, usando como fundamento a teoria do racionamento de crédito. Para analisar o desempenho do PNMPO, utilizou-se dados recentes do programa, verificando-se que de fato o programa vem permitindo um maior acesso a crédito aos pequenos empreendedores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons