Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1123
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_SidneySousaAlvesSineiro.pdf385,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inserção da disciplina turismo como tema transversal no ensino médio do município de Paraty : uma urgência social
Autor(es): Sineiro, Sidney de Sousa Alves
Orientador(es): Bortone, Márcia Elizabeth
Assunto: Ensino médio
Turismo
Patrimônio cultural
Data de apresentação: Mai-2009
Data de publicação: 24-Set-2010
Referência: SINEIRO, Sidney de Sousa Alves. A inserção da disciplina turismo como tema transversal no ensino médio do município de Paraty: uma urgência social. 2009. 64 f. Monografia (Especialização em Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente trabalho aborda como a inserção da disciplina turismo como tema transversal na grade do ensino médio de Paraty pode ser uma valiosa ferramenta na aprendizagem educacional e os alunos tracem novas relações com a atividade que representa quase 80% de toda atividade econômica do município. O trabalho se justifica pela necessidade dos alunos conhecerem melhor seus bens naturais e culturais, a fim de lutarem pela preservação, divulgação ao longo do tempo e estabelecerem uma relação mais profunda com os turistas. A atividade turística pode contribuir para a preservação do patrimônio cultural e material e ser um instrumento de ensino muito eficaz para os turistas e os moradores.
Abstract: The present work approaches as the insertion of discipline tourism as transversal subject in the grating of the average education of Paraty can be a valuable tool in the educational learning and the pupils trace new relations with the activity that almost represents 80% of all economic activity of the city. The work is justified by the necessity for the pupils to know their natural and cultural patrimony better, in order to fight for the preservation, spread along the time and they establish a more deep relation with the tourists. The tourist activity can contribute for the preservation of the cultural and material patrimony and be an instrument of very efficient teaching for the tourists and the residents.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
Informações de Acesso e Conteúdo: Monografia apresentada ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília para obtenção do título de Especialista em Relações Internacionais.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.05.TCC.1123
Aparece na Coleção:Formação de Professores e Pesquisadores em Turismo e Hospitalidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.