Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JonasGomesdeCastro.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cidades Digitais: uma análise da implantação da infraestrutura em seu projeto-piloto
Autor(es): Castro, Jonas Gomes de
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Inclusão digital
Políticas públicas
Programa Cidades Digitais
Data de apresentação: 2-Jul-2015
Data de publicação: 19-Nov-2015
Referência: CASTRO, Jonas Gomes de. Cidades Digitais: uma análise da implantação da infraestrutura em seu projeto-piloto. 2015. 84 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho foi realizado no âmbito meio da disciplina de Residência em Políticas Públicas, no curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (UnB), e consiste em uma análise de eficácia sobre determinada vertente do programa Cidades Digitais. O objetivo foi verificar o andamento da execução das instalações e demais ações que moldam a parte de infraestrutura do programa em seu projeto-piloto, sendo fundamental para a sequência dos demais processos internos que atuarão no ímpeto de contribuir com a inclusão digital e expansão de governo eletrônico de municípios em desenvolvimento econômico. Para isso, foi realizada uma imersão no órgão responsável pelo programa Cidades Digitais, o Ministério das Comunicações, para obter os dados e coletar as informações pertinentes. Entre os assuntos envolvidos, estão inclusão digital, governo eletrônico e avaliação de eficácia de programas governamentais, que nortearam o referencial teórico da pesquisa. O andamento geral das obras e instalações físicas do programa foi mapeado para cada ação pertinente dos municípios inclusos no projeto-piloto. Houve também pesquisa de campo na cidade Estrutural do DF, mediante a qual foi possível fazer um estudo mais aprofundado sobre o andamento da infraestrutura nessa cidade, destacando pontos como agentes participantes, metas específicas, dificuldades observadas e possíveis causas. De maneira geral, o programa possui caráter inovador e desenvolvimentista, tem produzido efeitos concretos em alguns municípios e tem-se desenvolvido de forma satisfatória, principalmente nas regiões que tiveram maior número de municípios participantes e que apresentam, ao mesmo tempo, menor desenvolvimento socioeconômico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons