Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11470
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeonardoLimaEsteves.pdf704,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Autores centrais no desenvolvimento da rede colaborativa : análise da revista contabilidade, gestão e governança de 1998 a 2012
Autor(es): Esteves, Leonardo Lima
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Conhecimento científico
Produção científica
Redes sociais
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 20-Nov-2015
Referência: ESTEVES, Leonardo Lima. Autores centrais no desenvolvimento da rede colaborativa: análise da revista contabilidade, gestão e governança de 1998 a 2012. 2013. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A análise da produção acadêmica de forma estrutural, ou seja, analise da forma das relações entre os atores sociais traz informações sobre o ambiente produtivo. Sobre essa ótica a utilização de subsídios para compreensão do desenvolver das pesquisas podem trazer benefícios a produtividade e a qualidade das pesquisas. Empregando os conceitos apresentados para analise estrutural este estudo objetiva entender as peculiaridades dos autores centrais no desenvolvimento de investigações em coautoria. Utilizando como população os artigos publicados no periódico Revista Contabilidade, Gestão e Governança. Com a análise dos dados foi percebido que a rede se encontra altamente fragmentada apresentando vários grupos nos quais se aglomeram alguns autores comumente atrelados a mesma instituição de ensino. A centralidade geral da rede coube a autora Ilse Maria Beuren a qual obteve maior número de ocorrências na população assim como o maior número de ligações diretas. Há evidencias de uma série de comportamentos comuns a produção acadêmica da rede como a preferência por desenvolvimento de investigações em grupos menos numerosos mais especificamente em dupla e o baixo número de repetição nas parcerias.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons