Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11527
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielRibeiroFreire.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ideias sem fio : um panorama sobre podcasts no Brasil
Autor(es): Freire, Gabriel Ribeiro
Orientador(es): Freitas, Gabriela Pereira de
Assunto: Podcast
Cibercultura
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 4-Dez-2015
Referência: FREIRE, Gabriel Ribeiro. Ideias sem fio: um panorama sobre podcasts no Brasil. 2015. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o podcast como mídia e fenômeno de influência. Para isso, foi feita pesquisa bibliográfica com autores que dialogassem com temas tecnológicos e de consumo. Em outra etapa, foram consultadas duas pesquisas: a PodPesquisa 2014 e a Pesquisa Brasileira de Consumo de Mídia 2015. Elas trouxeram dados recentes e importantes que podem ser cruzados. O estudo foi executado a partir da análise do processo de produção de podcasts, dos podcasters e do perfil do ouvinte no Brasil. Foi apresentado um panorama da expansão das novas tecnologias, as mudanças de consumo e seu impacto nas mídias, além de um breve histórico e conceitos importantes sobre o ciberespaço e o podcast. A pesquisa mostra que o podcast como ferramenta midiática da internet, apresenta rápido crescimento e forte conexão entre seus ouvintes e produtores. Por fim, foram apresentados dois exemplos de como esse meio de comunicação tem suas particularidades nas mudanças de hábitos de consumo cultural. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to investigate the podcast as a media and a phenomenon of influence. To do so, research was made from literature onto authors that discuss technological subjects and marketing. Afterwards, two surveys were referred: the PodPesquisa 2014 and the Brazilian Media Consumption Research 2015. They brought up-to-date and important data that can be crossed. The study was performed from the analysis of the podcast production process, the podcasters and the profile of the Brazilian listeners. It was presented an overview of the expansion of new technologies, consumer changes and the impact on the media channels, as well as a brief history and important concepts about cyberspace and the podcast. The research shows that the podcast as an Internet media tool has had a fast growth and indicates a strong connection between its listeners and producers. Finally, two examples were presented of how this medium has its peculiarities in the changes of cultural consumption habits.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2015.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons